Document details

Envolvimento parental na ação educativa escolar

Author(s): Galvão, Helena Mafalda Pinto Monteiro

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5324

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Relação escola-família; Envolvimento parental; Caderneta escolar; School-family relationship; Parental Involvement; Card report


Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

O presente relatório reporta, segundo uma perspetiva reflexiva, o caminho percorrido ao longo do período de prática interventiva, realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II (PES II). Procede-se, assim à descrição dos momentos mais marcantes deste período: observação do contexto educativo e consequente avaliação diagnóstica; construção do Plano de Trabalho de Turma (PTT); intervenção pedagógica; e avaliação do referido percurso formativo. Segundo uma perspetiva integradora surge o estudo Envolvimento Parental na Ação Educativa Escolar, que invoca uma componente de cariz ético-social fundamental para o desempenho da profissão docente. Pretende-se, assim, legitimar dimensões no âmbito da organização e gestão das aprendizagens dos alunos, bem como a legitimação de outros domínios que se articulam com aquele, neste caso específico a relação entre a escola e a família dos alunos. O estudo decorreu numa turma do 3.º ano de escolaridade, numa escola integrada num agrupamento de escolas do concelho de Odivelas. Foi assim possível constatar a função atribuída por professores e pais à “caderneta escolar”, neste contexto específico, bem como tecer algumas considerações face ao seu uso como aliado no estreitamento da relação escola-família. Permitiu, ainda, compreender as conceções de professores e pais face ao envolvimento parental em toda a ação educativa escolar

ABSTRACT This report relates, according to a reflexive perspective, the path along the interventional practice period held in the framework of the course (UC) Supervised Teaching Practice II (Prática de Ensino Supervisionada II – PES II). The procedure is thus the description of the most important moments of this period: observe the educational context and consequent diagnostic evaluation; construction of Class work Plan (Plano de Trabalho de Turma - PTT); educational intervention; and evaluation of the said formation. According to an integrative perspective arises the study Parental Involvement in School Education Action, which invokes a fundamental ethical and social nature component to the performance of the teaching profession. It is intended, thus legitimizing dimensions within the organization and management of student learning as well as the legitimacy of other areas, which are linked with that, in this particular case the relationship between the school and the family of the students. The study took place in a class of 3rd grade, an integrated school in a school of grouping of Odivelas county. It was thus possible to verify the function assigned by teachers and parents to "card report" (“caderneta escolar”) in this particular context and make some consideration in relation to its use as an ally in strengthening school-family relationship. It allowed also to understand the conceptions of teachers and parents against the parental involvement throughout the school educational activity.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pires, Carlos
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents