Document details

Ler, contar e mostrar – desenvolvimento da leitura em voz alta e da expressão oral em alunos do 2.º ano de escolaridade

Author(s): Pereira, Sofia Machete de Oliveira Duarte

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5329

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Comunicação oral formal; Leitura em voz alta; Leitura; Contar e mostrar; 1.º ciclo do ensino básico; Formal oral communication; Out loud reading; Reading; Tell and show routine; 2nd cycle of basic education


Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Este relatório tem como objetivo descrever o período de intervenção educativa desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do curso de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. O documento centra-se essencialmente na prática de 1.º ciclo, num 2º ano de escolaridade. Assim, descreve-se, de forma reflexiva, o processo de caracterização do contexto socioeducativo e consequente definição de objetivos gerais de intervenção para dar resposta às necessidades e fragilidades identificadas através de uma diagnose das competências e aprendizagens, assim como todo o processo de intervenção, ao longo de sete semanas, e avaliação da sua eficácia. Deste processo decorre o tema de investigação, Ler, Contar e Mostrar – Desenvolvimento da leitura em voz alta e da expressão oral em crianças do 2.º ano de escolaridade. Esta investigação teve como objetivo primordial avaliar a influência da implementação da rotina Ler, Contar e Mostrar no desenvolvimento de competências de expressão oral e leitura em voz alta dos alunos. Através desta rotina, pretendia-se incrementar a ocorrência de situações de expressão oral e leitura em voz alta na sala de aula, estimulando os alunos a apresentar, perante a turma, produções, leituras, objetos de que gostassem e acontecimentos vivenciados, após planificação prévia. No final da intervenção, comparam-se os dados relativos ao desempenho dos alunos com os da avaliação inicial. Os resultados revelam que a rotina contribuiu para a melhoria do desempenho dos alunos na leitura em voz alta ao nível da fluência. Do ponto de vista da expressão oral, verificou-se uma evolução positiva quanto à organização do discurso, à justificação das temáticas/leituras escolhidas, à interação com o público e em todos os aspetos da comunicação não-verbal. Concluiu-se, ainda, que a rotina constitui uma oportunidade para promover aprendizagens interdisciplinares e o envolvimento das famílias nas dinâmicas da sala de aula, favorecendo a construção de uma identidade de grupo.

ABSTRACT The goal of this report is to describe the period of educational intervention developed within the scope of the course Supervised Teaching Practice II (Prática de Ensino Supervisionada) from the master’s degree in First and Middle School Teaching. The document focuses essentially in primary school, in particular the second year. A thorough description of the process of characterization of the socio educational context is given, as is the consequent definition of general intervention objectives required to answer the needs and weaknesses identified through an analysis of skills and learning, as well as the entire process of intervention throughout the seven weeks and the evaluation of its effectiveness. From this process stems the research topic Read, Tell and Show (Ler, Contar e Mostrar) – Development oral expression and out loud reading skills in children from the second year of primary school. The main objective of this research was to evaluate the influence of the introduction of the Read, Tell and Show routine in the development of the students’ oral expression and out loud reading skills. Through the use of this routine, it was intended to increment the occurrence of situations of oral expression and out loud reading in the classroom, stimulating the students to present in front of the class their productions, readings, lived experiences and objects they liked, after previous planning. At the end of the intervention, the data relative to the students’ development was compared to the initial data at the beginning. The results show that the routine contributed to the improvement of the students’ development in out loud reading at the fluency level. From the oral expression point of view, a positive development was observed especially in the speech organization, the justification of the chosen thematic/reading, the interaction with the public and in every other aspect of non-verbal communication. Furthermore, it was concluded that the routine represents an opportunity to promote interdisciplinary learning and the involvement of families in the classroom dynamics, as well as a way to favor the construction of a group identity.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Susana
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents