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Caracterização do desempenho das redes rodoviárias com base em modelos de afetação de tráfego: aplicação à Rede Rodoviária Nacional

Author(s): Duarte, Mafalda dos Reis

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5365

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Planeamento de transportes; Matriz O/D; Afetação de tráfego; Capacidade; Avaliação de desempenho; Grau de saturação; Transport planning; O/D matrix; Traffic assignment; Traffic capacity; Performance assessment; Saturation


Description

Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização em Vias de Comunicação e Transportes

O presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio académico para a realização do Trabalho Final de Mestrado, desenvolvido no Instituto de Infraestruturas Rodoviárias, I.P. (InIR), com uma duração de cerca de seis meses. Os objetivos principais do estágio correspondem à execução de um estudo exploratório para implementação de um modelo de afetação de tráfego em ligação direta com a infraestrutura de dados geográficos do InIR e à realização de um primeiro ensaio da avaliação da eficiência da Rede Rodoviária Nacional para auxiliar o InIR a ponderar o interesse do desenvolvimento deste tipo de modelos na estimação de medidas que possam melhorar a mobilidade rodoviária em Portugal. Com o recurso ao inventário da infraestrutura rodoviária disponível em formato de base de dados ArcGIS foi feita a exportação da rede rodoviária nacional para o VISUM, através do qual se fez a modelação da rede. Foi também preparada uma matriz O/D de procura, aferida com base em contagens de tráfego fornecidaspelas concessionárias, para prever os fluxos de tráfego e detetar os pontos críticos da rede, onde o nível de serviço pretendido não é, ou não será no futuro, o desejável. Pretende-se através do aprofundamento do estudo do tema proposto contribuir para o estudo de metodologias que permitam caracterizar o desempenho das redes rodoviárias através da utilização de modelos de afetação de tráfego e matrizes O/D. A utilização de matrizes O/D permite quantificar a procura associada à utilização das redes em cada instante, bem como os respetivos indicadores de serviço, como a saturação, nível de serviço e velocidade média de circulação.

Abstract: This report presents the activities carried out under the six-month academic traineeship developed at the Instituto de Infraestruturas Rodoviárias, I.P. (InIR) to obtain the master degree in Civil Engineering, in the specialization of Transports. The main objectives of the traineeship were to produce an exploratory study to implement a traffic assignment model directly linked to the spatial data infrastructure of InIR (through the functionalities of ArcGIS GIS) and the realization of a first test for the evaluation of the efficiency of the National Road Network to assist InIR considering the interest of the development of such models in the estimation of key performance indicators (kpi’s) to improve road mobility in Portugal. With the road infrastructure inventory available through the ArcGIS database, the national road network was exported to VISUM and the network modeled and ran within this tool. A national O/D matrix was also built and calibrated to assess the national daily demand. This was done using traffic counts provided by roadconcessionaires and the skills of the software Visum. The model allows the prediction of traffic flows and detects the main critical points of the network, where the level of service required is not, or will not be in the future, acceptable. This work has the intention to deepening the study of the subject proposed and to contribute to the development of methodologies to characterize the performance of the Portuguese national road network. This is proposed through the use of traffic assignment models and the assessment, at national level, of the current and future demand using O/D matrices. The use of the O/D matrices to quantify the demand associated with the network patronage and the respective kpi’s, such as saturation, level of service and the average road speeds is also assessed in detail.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Paulo José de Matos; Botelho, Isabel Maria Pais de Abreu Filipe da Silveira
Contributor(s) RCIPL
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