Document details

Aplicação da filosofia Lean management : caso de estudo, aplicado à manutenção de edifícios

Author(s): Dias, Carlos Manuel Galvão

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5515

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Manutenção; Edifícios; Lean; Maintenance; Buildings


Description

Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia da Manutenção

A mudança é a palavra que melhor caracteriza a natureza das sociedades modernas. As mudanças económicas, sociais e ambientais ocorridas principalmente na segunda metade do século passado têm redesenhado as bases de competitividade empresarial em todo o mundo. Para se afirmarem as empresas e seus gestores, têm novos desafios,dependendo da velocidade com que reagem e se adaptam à mudança e a procura por modelos de gestão cada vez mais eficientes, rentabilizando a sua cadeia de valor. Um dos modelos de gestão mais eficazes no combate ao desperdício e criação de valor para as organizações, surge no século passado no seio da indústria automóvel, dando origem a uma nova filosofia de gestão designada de Lean (magra) e que foi aplicada à generalidade das atividades empresariais, sendo genericamente designada por Gestão Lean (Lean Management) ou gestão “magra”. O estudo efetuado evidencia a exigência e responsabilidade da manutenção de edifícios, ao ter que garantir a disponibilidade de uma grande diversidade de equipamentos cada vez mais complexos, além de outras preocupações, como sejam, a eficiência energética, segurança, conforto, imagem, qualidade ambiental e cumprimento de requisitos regulamentares. Nesta dissertação é proposto um modelo de gestão da manutenção de edifícios baseada na gestão Lean. Este modelo integra um conjunto de ferramentas Lean e indicadores de desempenho, que permitem a aplicação gradual do modelo na organização, realizando um diagnóstico da situação atual, identificando desperdícios e apresentando ferramentas para a criação de valor. A metodologia desenvolvida foi aplicada a um caso de estudo, através da análise da manutenção de um edifício de serviços. Foi possível verificar a aplicabilidade do modelo proposto, tendo sido identificados alguns desperdícios e oportunidades de melhoria. As melhorias propostas consideram a eliminação de desperdícios, maior divulgação da informação, uma melhor organização e uniformização das atividades de manutenção, evidenciando os benefícios de uma gestão Lean na melhoria dodesempenho e eficiência da manutenção de edifícios.

Abstract: Modern societies can be well characterized by one word, Change. Economical, social and environmental changes, which occurred mainly on the second half of 20th century, redesigned the basis for business competitiveness all over the world. In order to be abl e to sustain and to gain their place in the market, companies seeking new management models that needs to be more and more efficient, bringing profit into the value chain. One of the most effective management models to eliminate the waste and on creating value to the organizations appeared last century among the Automobile Industry, originating a new management philosophy named LEAN Management. Latter on this new philosophy has been applied to all business activities, independently from its field of expertise or its domain. The present work highlights the demand and responsibility on building maintenance, knowing that needs to assure the permanent availability of a great diversity and complexequipment, while also needs to consider other aspects such as energy efficiency, safety, comfort, corporate image, environmental quality and the fulfill of every applicable legal requirements. Along the essay a building management maintenance model based on Lean management is proposed. The mentioned model integrates several Lean tools and performance indicators that allow the introduction of the model within the organization in a step by step process, identifying the current status within the organization, the existing inefficiencies, and presenting the correct tools to increase value creation. The developed methodology was used on a case study, based on the maintenance management of an administrative building. The applicability of the developed model was successfully tested, once several improvement opportunities were identified. Among the advantages that resulted from applying Lean management model we can highlight a reduction of unnecessary wastes, gaining efficiency also from an economical point of view, an increase on the information transmission between all involved parties and a better organization and harmonization of all maintenance activities.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Abreu, António João Pina da Costa Feliciano
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents