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Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade pré escolar

Author(s): Ferreira, Andreia Sofia Gonçalves

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5563

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Educação de infância; Género dos educadores; Qualidade interativa; Comunicação verbal; Early childhood education; Educators’ gender; Interactive quality; Verbal communication


Description

Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção Precoce

A educação de infância tem sido assegurada maioritariamente por mulheres e a profissão de Educador é tradicionalmente associada ao género feminino. Recentemente, o número de homens na profissão aumentou na Europa. Contudo, o papel do educador masculino tem sido pouco estudado. No intuito de contribuir para esse corpo de conhecimento, procuramos estudar as diferenças e semelhanças nos comportamentos interativos dos educadores e das educadoras com crianças de 3 anos sem problemas de desenvolvimento. Neste estudo, educadores e educadoras são observadas independentemente na mesma situação experimental como parceiros numa atividade lúdica de construção e analisa-se a qualidade interativa e comunicativa dos Educadores. Para o efeito, foi pedido a 10 educadores e 11 educadoras que realizassem, em 20 minutos, um produto à sua escolha com os materiais e ferramentas disponibilizadas. Pretendia-se: i) descrever e comparar os produtos realizados pelas díades masculinas e femininas, bem como as escolhas de materiais; ii) comparar a qualidade interativa dos educadores e das educadoras quanto à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto; e iii) a qualidade da comunicação. Os dados parecem indicar que existem algumas diferenças na forma de comunicar das educadoras e dos educadores mas poucas diferenças na qualidade interativa. A experiência profissional, a situação de emprego e o facto de serem ou não pais condicionou o comportamento dos Educadores.

Abstract: Early childhood education has been ensured mostly by women, and this profession is traditionally associated with the feminine gender. Recently, the number of men in this profession has increased in Europe. However, the role of the male educator is understudied. In order to contribute to this body of knowledge, we studied the differences and similarities of the interactive behavior of male and female educators with children with 3 years old without developing problems. In this study, female and male educators were observed independently in the same experimental situation as partners with the child in a playful activity of construction. Later, we analyzed the interactive and communicative quality of Educators. For that purpose, 10 male educators and 11 female educators built a product of their choice, with the child, with the materials and tools available in about 20 minutes. This study aims were to: i) describe and compare products made by male and female dyads, as well as the choice of materials; ii) compare the interactive behavior of male and female educators regarding empathy, ability to challenge the child, dialogical interaction, communication contends and cooperativity with child; and iii) the quality of communication. Our findings indicate differences in the way male and female educators communicate but fewer differences in the interactive quality. The professional experience, employment status and parenthood seemed to affect their behavior.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fuertes, Marina
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
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