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Grupos heterogéneos e a diferenciação pedagógica

Author(s): Ramos, Cristina Mendes Marques

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5634

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Heterogeneidade; Individualidade; Pedagogias-em-participação; Diferenciação pedagógica; Currículo diferenciado; Heterogeneity; Individuality; Pedagogies -in- participation; Pedagogic differentiation; Dfferentiated curriculum


Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada, Mestrado em Educação Pré-Escolar

O grande desafio na ação pedagógica do educador de infância prende-se ao bem-estar do grupo de crianças, que depende da promoção de ações conscientes em cuidar e educar, dois conceitos interdependentes e que, de forma articulada, desencadeiam processos de desenvolvimento e aprendizagem significativa (R. & T., 2012). Estas ações promotoras do desenvolvimento e aprendizagem destinam-se a um grupo de crianças em que cada uma delas detém uma identidade e unicidade própria. Na tentativa de responder a este desafio, o educador deve basear a sua ação educativa na observação, na escuta e na criação de condições para as necessidades cognitivas emocionais e físicas das crianças, rejeitando processos educacionais de caráter transmissivo e rotineiro. Compete, assim ao educador gerir e organizar as suas intenções consoante as necessidades e experiências vividas por cada criança, valorizando-as. O ponto de partida desta para esta gestão decorre das conceções que o educador tem sobre criança na sua essência, enquanto individuo. Reduzindo a criança a um ser passivo na sua educação, um individuo sem conhecimentos prévios e igual a todos os outros, o docente evidencia um currículo uniforme e estanque. As ideologias das pedagogias participativas reconhecem a criança enquanto individuo particular e único, qualificando também o seu processo educativo com este mesmo carater de exclusividade. É neste ponto que a diferenciação pedagógica se torna emergente e ganha forma, exigindo que o educador delineie uma série de estratégias educativas a implementar na sala de atividades, com um ponto de partida singular, individual e significativo para objetivos e metas comuns, proporcionado e potencializando momentos educativos que encaminhem a criança no seu percurso para a educação na sociedade e ao longo de toda a sua vida.

ABSTRACT One of the greatest challenges proposed to all educators instantiates itself in the undertaking of a group of children filled with differences, by conscious actions of caring and educate, two interdependent concepts that trigger learning processes. This actions that promotes the development and learning are intended for a group of children in each of which holds an identity and its own uniqueness. It is within the educator’s proficiency to organize and mimic all his or her intentions according to the needs and experiences lived by each child. The ground zero of this gymnastics exercise is present deeply on the very own conceptions an educator has about a children on his or her essence, as an individual. Lessening children to a passive being during his or her education - a standardized being equal to all the others, the educationalist bespeaks a uniformed and stall curriculum. The quite famous (and still very present) transmissivity pedagogy has been weakened during the years, despite it's common educational reality among its pedagogical conceptions are beyond the main concepts of the participative pedagogies. These recognize the children as a unique isolated individual, qualifying as well his or her educational process with this same exclusivity. For this point onwards it's noticeable to witness that the pedagogical differentiation, emerges and starts to gain it's shape, demanding the educator to plot a series of educational strategies to implement on the activity room, with a singular starting point - individual and meaningful so that objectives and common goals are achieved, giving and maximizing educational moments with the ability to route the children on his or her path towards education in society and during his or her life.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rosa, Manuela
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
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