Document details

Inferência de percursos dos utentes de um transporte coletivo

Author(s): Baeta, Nuno José Bigodinho

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5939

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Transportes coletivos; Autocarro; Tecmic; Carris; Contagens; Percursos; Mobilidade; XTraN; Public transport systems; BUS; Counting; Routing path; Mobility; WiFi; Smartphones


Description

Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia de Redes de Comunicações e Multimédia

Nos dias de hoje, os dispositivos móveis inteligentes com o Smartphone fazem parte do dia-a-dia de cerca 46% dos utilizadores de telemóvel, representando por isso quase metade da população portuguesa. Estes dispositivos são dotados de muitas funcionalidades que permitem a deteção do movimento dos seus utilizadores, quer através dos seus sensores GPS e acelerómetro, quer por via dos módulos de comunicação sem fios Bluetooth e WiFi, e por isso podem ser usados para passivamente colherem dados da mobilidade destes. Este facto, embora controverso devido a questões de privacidade de dados e de possível identificação do seu utilizador, está a revolucionar a forma como se avalia os hábitos, tendências, contagens e mobilidade dos fluxos de população, quer dentro de grandes superfícies ou de espaços públicos. A proposta deste trabalho é a elaboração de uma prova de conceito que explora as tecnologias de deteção e contagem baseadas em dispositivos WiFi, aplicadas à problemática da contabilização de passageiros num transporte público específico – os autocarros. A informação sobre o número de passageiros bem como a mobilidade entre origem e destinos é informação extremamente difícil e onerosa de obter de forma recorrente. Esta informação é bastante valiosa para a correta gestão de um sistema de transportes. O contacto com a empresa Tecmic ajudou a perceber este problema, que hoje ainda não tem uma solução ideal.

Abstract: Nowadays smart mobile devices like the Smartphone are part of the everyday life of about 46% from the mobile phone user’s base, representing almost half of total Portuguese population. These devices are equipped with many features that enable motion detection of its users, either through the GPS and accelerometer sensors, or by the WiFi or Bluetooth wireless communication modules, making possible passive collection of mobility data of its users. This fact, although controversial due to issues with privacy of personal data and possible user identification, is changing the way on how to evaluate habits and trends, mobility and population flows, both within large service infrastructures, or in public open spaces. The purpose of this work is to develop a proof of concept that exploits sensing and counting technologies based on WiFi devices, applied to the problem of passenger counting for a specific public transport: the BUS. Information about passenger counting as well as mobility between origin and destination are extremely difficult and costly to obtain on a recurring basis. This information is very valuable for the proper management of a transport system. The Contact with Tecmic Company helped to realize this problem, which today does not have yet an ideal solution.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, João Carlos Amaro
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents