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Projeto de execução de um viaduto rodoviário em betão armado pré-esforçado

Author(s): Rocha, José João

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5940

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Viaduto rodoviário; Projeto de execução; Pré-esforço; Betão armado; Fases construtivas; Estados limite; Road viaduct; Final design; Prestress; Reinforced concrete; Constructive phases; Limit states


Description

Trabalho de Projeto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil

O presente trabalho final de mestrado intitulado “Projeto de Execução de um Viaduto Rodoviário em Betão Armado Pré-esforçado” tem como finalidade a obtenção de grau de Mestre em Engenharia Civil, orientado pelo Doutor Luciano Alberto do Carmo Jacinto. O Projeto de Execução do viaduto é feito tendo por base o Estudo Prévio que foi realizado na unidade curricular de Mestrado denominada Pontes e Viadutos. Este trabalho é composto por peças escritas e peças desenhadas. Nas peças escritas estão incluídas: memória descritiva e justificativa, cálculos justificativos e anexos de cálculo. E nas peças desenhadas fazem parte: desenhos de dimensionamento geral, desenhos de betão armado e pormenores. O projeto de execução do viaduto tem em conta a legislação em vigor. Trata-se de um projeto que respeita a segurança, é economicamente viável, funcional e durável. Os principais regulamentos utilizados foram o regulamento de segurança e ações para estruturas de edifícios e pontes (RSA), o regulamento de estruturas de betão armado e pré-esforçado (REBAP), o Eurocódigo 2 (EN 1992-1-1), o Eurocódigo 7 (EN 1997-1) e o Eurocódigo 8 (EN 1998-5). Foram tidas em conta algumas condicionantes como a constituição do terreno, o traçado da estrada na localização do viaduto, a zona sísmica,entre outras. O viaduto foi concebido empregando as soluções e métodos construtivos mais comuns. Para a sua elaboração foram aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica.Durante a realização deste projeto é utilizado o software de cálculo automático SAP2000. A análise dos resultados obtidos é realizada com o Excel.

Abstract: This final work of master entitled “Projeto de Execução de um Viaduto Rodoviário em Betão Armado Pré-esforçado” aims at obtaining Master's degree in Civil Engineering, directed by PhD. Luciano Alberto do Carmo Jacinto. The project corresponds to a final design, which was developed from the preliminary design, conducted in the course named Pontes e Viadutos. This work consists of written and drawing documents. The written parts include: description and justification, supporting calculations and calculation attachments. And the drawing parts are: general design drawings, reinforced concrete designs and details. The final design of the viaduct takes into account the requirements of safety, service, durability, and economy. The principal codes used were the portuguese code regarding actions and safety criterions, the portuguese code regarding design of concrete structures, the EN 1992-1-1, EN 1997-1 and EN 1998-5. Some constraints, such as the constitution of the terrain, the road at the location of the viaduct, the seismic zone, among others, have been taken into account. The viaduct was designed using the most common solutions and construction methods. For its preparation were applied the knowledge acquired throughout the academic training. During the realization of this project, it was used automatic calculation software SAP2000. The validation of the results is done with Excel.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jacinto, Luciano Alberto do Carmo
Contributor(s) RCIPL
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