Document details

Conversão de um veículo de combustão em veículo elétrico

Author(s): Constantino, Pedro Alexandre Bento Grácio

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5946

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Conversão de veículos; Veículos eléctricos; Veículos eléctricos híbridos; Veículos a célula de combustível; Bateria; Motor eléctrico; Conversion of vehicles; Electric vehicles; Hybrid electric vehicles; Fuel cell electric vehicles; Battery; Electric motor


Description

Trabalho final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica Ramo Manutenção e Produção

Cada vez mais, a presença dos veículos eléctricos tem vindo a tornar-se uma constantena vida das populações, devido á variação constante do preço dos combustíveis fosseis e à ausência de emissões para a atmosfera de compostos tóxicos causadores do efeito de estufa. Esta ausência é possível se o carregamento dos veículos eléctricos for realizado a partir de fonte de energia renovável. Ainda assim, as alternativas propostas pelos fabricantes de automóveis nesta área são ainda algo dispendiosas, fazendo com que a conversão de veículos convencionais em eléctricos possa ser encarada como uma alternativa pela população. Neste trabalho foi efectuado inicialmente, um levantamento dos principais componentes que estão presentes num veículo eléctrico a bateria, nomeadamente ao nível das características técnicas, alternativas existentes para cada componente, bem como os princípios físicos que afectam a eficiência dos veículos eléctricos e convencionais. Numa segunda fase, procedeu-se à descrição de outros tipos de veículos eléctricosexistentes, bem como os postos de carregamento, passando pela legislação a cumprir num processo de conversão, e à apresentação de um caso de estudo, no qual foramdescritas todas as fases pelas quais o veículo passou durante a conversão. Efectuou-se finalmente uma análise de viabilidade económica. Por último constatou-se que a conversão de veículos convencionais em eléctricos pode ser vantajosa, embora para um processo desta natureza devem ser analisados um conjunto de parâmetros tais como a i dade do veículo, a solução tecnológica a implementar e o investimento do próprio processo.

Abstract: Increasingly, the presence of electric vehicles has become a constant in the life of the population, due to the constant change in the price of fossil fuels and the lack of air emissions of toxic compounds that cause the greenhouse effect. This absence is possible if the charging of electric vehicles is made from a renewable energy source. Still, the alternatives proposed by car manufacturers in this area are still somewhat costly,making the conversion from conventional to electric vehicles can be regarded as an alternative for the population. In this work was carried out initially, a survey of the main components that are present in a battery electric vehicle, particularly in terms of technical characteristics, alternatives for each component as well as the physical principles that affect the efficiency of electric and conventional vehicles. In a second phase, a description of the other types of electric vehicles was presented, as well as the legislation required to fulfill a conversion process and a case study, in which was described every stage that the vehicle crosses trough during the conversion. Later an economic viability analysis was made. Finally it was found that the conversion of conventional vehicles into electric can be advantageous, although for such a process should be analyzed a number of parameters such as the age of the vehicle, the technical solution to implement and the investment of the process itself.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Loja, Maria Amélia Ramos; Cunha, Luís Manuel Barbosa da
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents