Document details

Safe dance practice: uma abordagem estratégica sobre as condições psicomotoras e emocionais nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea - 5º ano A da Escola de Dança do Conservatório Nacional

Author(s): Afflalo, Inês Morgado Kruss

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6343

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Safe Dance Practice; Processo ensino-aprendizagem; Educação somática; Escola de Dança do Conservatório Nacional; Hatha Yoga; Teaching and learning process; Somatic education


Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.

O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, refere-se ao estágio desenvolvido na Escola de Dança do Conservatório Nacional - EDCN, no 2º período do ano lectivo 2014/2015, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, com uma turma mista, o 5º A do Ensino de Dança ou 9º A do Ensino Académico. O estágio teve como principal objetivo por em prática um conjunto de aulas perspetivadas à luz do conceito Safe Dance Practice, que se foca no estabelecimento de um ambiente de aprendizagem seguro, tanto no plano físico/motor, como no plano emocional, identificando concomitantemente as condições que deverão ser proporcionadas e os cuidados que deverão ser observados no processo de ensino aprendizagem no contexto da aula de dança contemporânea, em relação aos corpos e mentes das crianças e jovens que estudam dança. Escolhemos recorrer a uma metodologia de investigação qualitativa aplicada à educação e apoiámos a nossa investigação em técnicas e instrumentos característicos da investigaçãoação, começando pela observação e planificação, passando pela intervenção e pelas constantes reflexão e reformulação, finalizando com as conclusões finais. Os instrumentos utilizados foram os relatórios de avaliação/reflexão de prática pedagógica, tabelas de observação, diário de bordo e aplicação de dois questionários aos alunos, de perguntas fechadas e de escala, o primeiro antes de iniciar o processo de intervenção nas aulas como forma de auscultação e o segundo no final da fase de lecionação autónoma que nos permitiram desenvolver uma perspectiva comparativa. Com base na investigação teórica desenvolvida e na observação do funcionamento da turma e características dos alunos, propôs-se um bloco de aulas com uma composição e metodologia devidamente identificadas, sob influência das técnicas de dança contemporânea, Flying Low Tecnique, Realese Tecnique e Graham Tecnique, bem como da técnica somática Hatha Yoga, possíveis de enquadrar na estrutura de aulas lecionadas na EDCN.

ABSTRACT - This report, prepared as part of the Master in Dance Education, refers to the intership developed at the National Conservatory Dance School (NCDS) , in the 2nd period of the academic year 2014/2015, in the Contemporary Dance Technique discipline, with a mixed class, with 5th of The Dance Education or 9th of the Academic Education. This intership main goal was to practice a set of classes in the light of the concept Safe Dance Practice, which focuses on establishing a safe learning environment, both the physical/motor and the emotional stages, simultaneously identifying the conditions to be provided and the care that should be observed in the teaching and learning process at contemporary dance classes, into the bodies and minds of children and young people studying dance. We chose a qualitative research methodology applied to education and we supported our research on a research-action techniques and instruments, which beggins with the observation and planning, through the intervention and the constant reflection, reformulation and ending with final conclusions. The instruments used, were the evaluation reports/pedagogical practice reflection, observation tables, personal notes and two questionnaires aplied to the students, with closed and scale questions; the first one was aplied before the intervention process in the classroom as a way to realize the class behavior and the second one, at the end of the self teaching process, that allowed us to develop a comparative perspective. Based on the theoretical research, observation of the class and students characteristics, we proposed set of classes with a composition and methodology properly identified, under the influence of contemporary dance techniques, Flying Low Tecnique, Realese Tecnique and Graham Tecnique as well as the somatic technique Hatha Yoga, possible to frame the structure classes taught in NCDS.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Graça, Cristina
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents