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A comunicação oral formal: a exposição oral

Author(s): Gago, Vânia Coelho da Mata Conceição

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6459

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Comunicação oral formal; Competências linguísticas; Explicitação; Grafocentrismo; Integração curricular; Formal oral communication; Linguistic competences; Explicitness; Scriptism; Curricular Integration


Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico

O presente relatório foi desenvolvido no contexto da Unidade Curricular de Prática Educativa Su-pervisionada II, no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, como reflexão do percurso desenvolvido na segunda intervenção realizada no âmbito da Unidade Curricular supra-referida. Neste trabalho, para além da descrição da intervenção realizada numa turma de 1.º Ciclo de En-sino Básico e das aprendizagens suscitadas no âmbito da mesma, é apresentada uma investiga-ção sobre o género textual oral formal. Esta intitula-se “A Comunicação Oral Formal: A Exposição Oral” e tem como finalidade compreender até que ponto a explicitação das regras do género em questão e o domínio sobre os conteúdos expostos, influenciam a proficiência dos alunos nas co-municações orais formais. Em conformidade com o objeto de estudo, bem como com o contexto em que este teve lugar, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa – Investigação-Ação – tendo-se baseado a téc-nica de recolha de dados na observação participante com recurso ao preenchimento de grelhas de observação, aquando dos momentos de comunicação de projetos. Não sendo generalizável a análise dos dados, concluiu-se que a monitorização do professor ao longo do período de trabalho em projeto, permite uma maior apropriação dos conteúdos do tema em questão, por parte dos alunos, libertando-os, deste modo, para, na fase de treino da exposição oral, se debruçarem no desenvolvimento de competências linguísticas da exposição oral formal.

ABSTRACT The present report has been developed in the scope of the Unit on Supervised Teaching Practice II (Prática de Ensino Supervisionada) of the second year of the Masters Degree Program in First and Middle School Teaching of Escola Superior de Educação de Lisboa, as a reflexion of the path developed during the second intervention performed for the previously mentioned Curricular Unit. In this paper, additionally to the description of the intervention performed in a 3rd grade class and the learning raised from it, an investigation on the formal oral textual typology is also presented. This investigation is entitled “Formal Oral Communication: the Oral Presentation” and aims to un-derstand to what extent the explanation of the genre rules in question and the domain of the con-tents exposed, influence the proficiency of students in formal oral presentations. In accordance with the object of study, as well as the context in which it took place, a qualitative methodology was used - Research-Action – and data was collected in a participant observation technique, through the filling of observation grids, during the project communication times. Although we cannot generalize from the results of the data analysis, it was concluded that the teacher’s monitoring throughout the project work period, allows greater ownership of the theme of the content in question by the students, allowing them, in the training phase of the presentation, to focus on the development of language skills of formal oral expression.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Encarnação
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
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