Document details

Os jogos com regras na educação matemática: um estudo no 1.º ano de escolaridade

Author(s): Abreu, Diogo Alberto Freitas

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6583

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Jogos com regras; Prazer; Alegria; Aprendizagem; Matemática; Playful games; Pleasure; Happiness; Learning; Mathematics


Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico

Este Relatório Final incide na prática pedagógica desenvolvida numa turma de 1.º ano onde foi realizado um estudo sobre jogos matemáticos com regras. Trata-se de um documento descritivo e reflexivo, que pretende avaliar o percurso realizado. Dá conta dos objetivos propostos, das estratégias mobilizadas e de um quadro teórico e metodológico que sustenta o trabalho apresentado. O documento espelha, também, os desafios e exigências que acompanham todo o percurso de um professor. Através da contextualização, da qual emerge uma problemática e se propõem objetivos de intervenção, fica explícita a importância que se atribui à adequação de determinadas metodologias a um grupo de alunos pelo que o docente necessita ser flexível e adaptar-se às necessidades dos seus alunos. No que concerne ao estudo evidenciado, partiu de um dos objetivos de intervenção que pretendeu aumentar a predisposição dos alunos para as aprendizagens matemáticas. Dele surgiram algumas questões, nomeadamente (i) de que forma a natureza lúdica dos jogos contribui para as aprendizagens matemáticas? (ii) de que modo pode o professor recorrer a jogos para ensinar conteúdos matemáticos? Foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo sido analisados os registos dos alunos, e os seus diálogos no decurso dos jogos audiogravados. Os resultados do estudo sublinham a importância dos jogos com regras na aprendizagem matemática. Com os jogos selecionados para este estudo, os alunos desenvolveram, de uma forma muito mais prazerosa e significativa, diversas competências, principalmente de adição e subtração, de cálculo mental e de comunicação matemática, tendo, ainda, tomado consciência de algumas propriedades das operações. Cabe ao professor promover a discussão de todas as suas descobertas e aprendizagens.

ABSTRACT This Final Report focuses on pedagogical practice developed with a 1st degree class where a study was accomplished with mathematical games with rules. This is a descriptive and reflexive document in which the accomplished course is evaluated. Here will be explained the objectives that were intended to be reached, the strategies mobilized and the theoretical and methodological basis that sustain this work. Here will be presented the challenges and demands of a teachers’ work. Through the context, from where a problem emerges will be proposed the interventional objectives and the importance assigned to the adaptation of specific methodologies for the students' group. The teacher needs to be flexible and adapt himself to his students' needs. When it comes to this study, its starting point was to develop students' predisposition towards mathematical learnings. This study raised some issues, particularly (i) how playful games can contribute to mathematical learning? (ii) how can a teacher use games to teach mathematical contents? A qualitative methodology was used analyzing the students’ records and dialogues during the audio recording games. The results of this study suggest the importance of games with rules for the mathematical learning. With the games selected for this study, students developed, in a much more pleased and significant form, several competences, mainly addition and subtraction, mental arithmetic and mathematical communication, they also became aware of some properties of mathematical procedures. The teacher should promote the discussion of all their discoveries and learnings.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rodrigues, Margarida
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents