Document details

Grandes obras grandes artistas: abordagem da obra de arte em jardim de infância 5/6 anos

Author(s): Rovisco, Rita Isabel Dias

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6587

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Educação artística; Expressão plástica; Artes visuais; Projeto artístico; Art education; Arts; Visual arts; Artistic project


Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artísticavertente Artes Plásticas

Constatando que a Educação Artística é fundamental para o desenvolvimento global do ser humano, consideramos que esta dever-se-á implementar desde o jardim-de-infância e contemplar todos os graus de ensino do percurso escolar. Para responder a este facto, implementámos um programa visando a abordagem de alguns períodos estilísticos da Arte Ocidental do séc. XX, destinado a crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, onde estas contactassem, com as obras, a sua contextualização histórica e social, a vida dos seus autores, e que, a partir delas, também pudessem emitir as suas opiniões sobre as obras abordadas, no que concerne à leitura de sentido das mesmas, e, ainda se expressarem plasticamente, reinterpretando-as, dando largas à sua imaginação, através de várias técnicas auxiliares da expressão, materiais e suportes, segundo os métodos de aprendizagem em artes visuais por nós seguidos.

Abstract Noting that Arts Education is fundamental to the overall development of the human being, we think one must be implemented from kindergarden for children and include all levels of schooling education. To answer this, we have implemented a program aimed at addressing some stylistic periods of Western Art from XX century, intended for children aged 5 to 6 years , where these could interact with the works, its historical and social context , the lives of their authors, and, from them, could also make their opinions on the presented works, and also express themselves artistically, reinterpreting the works of art, giving vent to their imagination through various expression techniques, materials and supports, according to the methods of learning visual arts for us followed. Keywords:

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mendes, Ana Bela
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents