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A Criança e a palavra – que estratégias adotar para o desenvolvimento da linguagem?

Author(s): Andrade, Ana Catarina Lemos

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6609

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Criança; Creche; Jardim de infância; Análise reflexiva; Ação pedagógica; Children; Day nursery; Kindergarten; Reflective analysis; Pedagogical action


Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada - Mestrado em educação pré-escolar

O presente relatório, enquadrado no âmbito da unidade curricular da Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tem por base a análise reflexiva da minha ação pedagógica em dois contextos educativos, tendo iniciado em Creche, durante aproximadamente um mês, numa instituição particular e prosseguiu-se para o contexto de Jardim de Infância, numa instituição da rede pública, cuja duração foi de aproximadamente três meses. Para uma melhor compreensão de toda a intervenção apresento, em primeiro lugar, uma breve caracterização de ambos os contextos socieducativos dada a importância de contextualizar a ação educativa de forma a serem propostas vivências, aprendizagens e saberes que surjam com significado em cada local e tempo educativo. Em segundo lugar, através da descrição, análise e avaliação das minhas intenções pedagógicas, analiso, de forma crítica, todo o processo vivido nos referidos contextos. Ainda neste ponto do relatório, identifico a problemática mais significativa, exemplificando o meu trabalho com as crianças no âmbito do desenvolvimento da linguagem, mais concretamente no domínio articulatório. Para tal, foram adequadas determinadas estratégias que se prendiam com a aprendizagem de variadas canções, lengalengas e histórias. Neste ponto é ainda descrito como foi estabelecido o trabalho de equipa e o envolvimento das famílias. Por fim, concluo o relatório apresentando uma reflexão acerca de todo o processo de construção da minha identidade profissional, tendo em consideração as aprendizagens mais significativas, das quais realço o aprender a trabalhar em equipa e procurar ser mais espontânea na minha ação. Além disso, reflito acerca das minhas dificuldades e de que forma estas contribuíram para a minha evolução enquanto futura educadora de infância.

Abstract The following report included in the subject of my Supervised Professional Practice in Preschool Education Masters degree is based on my analysis of two different educational contexts, having started my practice for 1 month in day-nursery area on a private institution followed by a practice in kindergarten area on a public institution with the duration of 3 months. For a better understanding of both my practices I present a brief characterization of each soci-educational context, due the importance of situate each experience in each local an time of learning. With this critical characterization and evaluation of my pedagogic goals I intend to critically analyze each experience in both contexts. In my report I identify the most important issue on my work with children regarding the development of language articulation. To perform that I used the learning of songs and children stories in order to allow, essentially, a development of the phonologic conscience of each child. In this part of the report I also explain how I established team work and the involvement of the families. In the end of my report I make a cogitation about all my development of my professional identity, having in consideration my most important learnings, such as, team work and my improvement of my spontaneity actions. I also cogitate in my difficulties and in the way they helped me improve myself during this periods of evolution to be a future kindergarten teacher.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rosa, Manuela
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
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