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Conceções e práticas dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com DID na área da matemática

Author(s): Gomes, Ana Carina Maria Ricardo

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6811

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais; Necessidades educativas especiais; Estratégias de ensino; Escola inclusiva; Matemática; Intellectual and developmental disabilities; Special educational needs; Teaching strategies; Inclusive school; Mathematics


Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial – Problemas Cognitivos e Multideficiência

A população escolar conta com a presença de alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) e a escola configura-se como o contexto privilegiado para estimular o desenvolvimento, a aprendizagem e a autonomia destes alunos. Neste percurso de desenvolvimento e autonomia, a aquisição de competências de Matemática revela-se uma ferramenta de extrema importância. Em conformidade, as estratégias pedagógicas utilizadas neste processo deverão auxiliar estes alunos a desenvolver competências que lhes permitam uma inclusão na sociedade e facilitem a sua transição para a vida ativa. Perante esta problemática, definimos como objetivo geral para a presente investigação, identificar e descrever as conceções e práticas dos professores do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Regular e Especial, sobre o processo de ensino e aprendizagem de alunos com DID, na área da Matemática. Em conformidade identificamos como objetivos específicos: - Caracterizar as conceções dos professores sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com DID na área da matemática; - Descrever as práticas educativas e os recursos utilizados pelos professores dos alunos com DID no ensino da matemática; - Identificar as principais causas das dificuldades/ constrangimentos sentidos pelos professores no trabalho com alunos com DID. Tendo em conta o objeto de estudo, adotámos uma metodologia de natureza mista, e o questionário como técnica de recolha de dados. Os dados de natureza quantitativa foram tratados com recurso à análise estatística (descritiva e inferencial) e os dados de natureza qualitativa com recurso à análise de conteúdo. Para o efeito, inquirimos 56 professores do Ensino Básico, do Ensino Regular e Educação Especial dos distritos de Setúbal e Lisboa. Os resultados do estudo indicam que as conceções e práticas dos professores são influenciadas pela sua experiência profissional, pela experiência com alunos com DID e pela sua formação em Necessidades Educativas Especiais (NEE). Identificam-se perspetivas divergentes nos vários grupos de docentes face à inclusão destes alunos no Ensino Regular.

Abstrat The school population is attended by students with intellectual and developmental disabilities (DID) and the school it is the privileged context to stimulate the development, learning and autonomy of these students. In this path of development and autonomy, the acquisition of Mathematics skills is revealed, like a tool of extreme importance. Accordingly, the pedagogical strategies used in this process should help these students develop skills that allow them to be included in society and facilitate their transition into active life. Facing with this problem, we defined as a general objective for the present research, to identify and describe the concepts and practices of teachers of the 1st and 2nd CEB (Regular and Special Education), about the teaching and learning process of students with DID, in the area of Mathematics. Accordingly, we identified as specific goals: To characterize teachers' conceptions about the teaching-learning process of students with DID in the area of mathematics; To describe the educational practices and resources used by teachers of the DID students in mathematics teaching; To identify the main causes of difficulties / constraints felt by teachers in working with students with DID. Taking into account the object of the study, we adopted a methodology of mixed nature, and the questionnaire as data collection technique. Quantitative data was treated using statistical analysis (descriptive and inferential) and qualitative data using content analysis. For this purpose, we inquired 56 teachers of Basic Education, Regular Education and Special Education in the districts of Setubal and Lisbon. The results of the study indicate that teachers' conceptions and practices are influenced by their professional experience, their experience with students with DID and their training in Special Educational Needs.We identify divergent perspectives in the different groups of teachers’ views about the inclusion of these students in Regular Education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
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