Document details

A criança e a liberdade na sua expressão e criação artística - o educador deve incentivar a representação realista ou irrealista?"

Author(s): Lima, Patrícia Alexandra das Águas

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6834

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Criança; Arte; Liberdade de expressão; Criatividade; Educador; Educação de Infância.; Children; Art; Freedom of expression; Creativity; Educator; Childhood education


Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar

Este relatório pretende apresentar uma síntese das atividades por mim desenvolvidas na Prática Profissional Supervisionada nos contextos socioeducativos de Jardim de Infância e Creche. O seu principal objetivo é analisar, de forma crítica e reflexiva, o meu desempenho, destacando as intenções pedagógicas que em ambos os contextos o sustentaram. A Prática Profissional ocorreu em duas instituições localizadas no concelho de Lisboa, tendo o estágio de Jardim de Infância decorrido numa instituição pública, entre os meses de fevereiro e maio de 2015, com um grupo heterogéneo de 20 crianças, entre os 3 e os 6 anos de idade. O contexto de Creche decorreu numa instituição particular de solidariedade social, em 6 semanas, de junho a julho do mesmo ano, com um grupo de 19 crianças, de idades compreendidas entre os 2 e 3 anos. Neste relatório, são caraterizados os dois contextos de estágio que orientaram todo o trabalho, bem como a ação pedagógica definida a partir das caraterísticas e especificidades dos grupos de crianças envolvidas, suas famílias e equipas educativas. É também apresentada a problemática subjacente à intervenção no contexto de Jardim de Infância, que busca esclarecer a importância da criatividade e da a liberdade de expressão no desenvolvimento da criança, bem como o papel do educador face à sua promoção. Deste documento, consta igualmente a caraterização e o efeito da minha intervenção, bem como a reflexão acerca da estruturação da minha identidade profissional, delineadas através das reflexões sobre o tema acima mencionado.

ABSTRACT This report has been prepared from the Supervised Professional Practice (PPS), which developed in the socio-educational contexts of Kindergarten and Nursery. The main purpose, is the critical and reflective analysis of my performance, developed and highlighting the pedagogical intentions in action in both contexts. The Professional Practice occurred in two institutions located in the municipality of Lisbon, and the kindergarten stage took place in a public institution, during the month of February to May, with a heterogeneous group of 20 children, between 3 and 6 years old. The Nursery context, this took place in a private institution, for 6 weeks during the month of June and July, with a group of 19 children, between 2 and 3 years old. In this report, are featured the two stage contexts that guided the entire work, as well as pedagogical action set from the characteristics and specificities of the groups of children that I worked with, as well with their families and educational teams. It is also presented a problematic, which appeared during the intervention in kindergarten context, that reflects the importance of creativity, freedom of expression and the role of the educator face to it’s promotion. This document, also contains the characterization and the impact of my speech, and the reflection of the structuring of my professional identity, outlined through the reflections on the above mentioned subject.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lino, Dalila
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents