Author(s):
Duarte, Carolina Santos
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6926
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Marketing; Cinema independente; Sistema de produção; Empreendedorismo; Europa; Production system; Lean startup; Content marketing; Independent cinema; Entrepreneurship; Europe
Description
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
O cinema independente europeu é associado ao individualismo do autor e a um sistema de produção conservador, pelo desinteresse dos seus profissionais na criação de estratégias para os seus filmes. No entanto, a falta de estratégia tem sido apontada como um dos maiores problemas desta indústria. Este trabalho de projeto visa contribuir para responder a este problema através da criação de um produto inovador – um sistema de produção que aplica princípios de trabalho lean e técnicas de content marketing em todo o processo de produção de um filme. A utilização deste método pelos produtores de cinema, bem como das ferramentas que inclui, pretende, entre outras coisas, reduzir o desperdício e o custo de cada filme, aliviando também outro problema da indústria – a dificuldade de obter financiamento. Em particular, este projeto foca-se na criação de um plano de negócio para uma lean startup, posicionada num novo espaço de mercado, que vende quatro serviços distintos e acessíveis, baseados no produto referido. O trabalho apresenta um retrato do estado desta indústria e procura demonstrar as necessidades de revitalizar o setor. Consolida a ideia de que o lean, que surgiu na indústria automóvel no final do século passado e, em 2009, começou a ser aplicado em startups de tecnologia, pode também ser adequado a outras áreas, inclusive as artes. Relaciona sucintamente a crise económica mundial com a vaga de empreendedorismo que se vive na Europa, com o aumento do número de startups e com a importância crescente do digital e do content marketing. E conecta todos estes pontos com a identificação de um mercado diferenciador: jovens produtores criativos, abertos à mudança e empreendedores natos no uso de social media.
ABSTRACT: The independent European cinema is associated with the author’s individualism and a conservative production system, based on the lack of interest of its employees to create strategies for their films. However, the absence of strategy has been identified as a major problem in the industry. This project tries to address the problem by creating an innovative product - a new production system that applies the principles of lean and content marketing techniques throughout the film production process. The use of this method by film producers, along with the tools it includes, plans to reduce the waste and the cost of each film, among other things, relieving another problem of the industry - the difficulty to obtain financing. In particular, this project focuses on creating a business plan for a lean startup towards a new market space. The startup sells four distinct and accessible services based on the product described. The work outlines the state of the European film industry and seeks to demonstrate the need to revitalize the sector. It consolidates the idea that lean, which emerged in the automobile industry in the late 20th century and was applied in technology startups in 2009, may also be suitable for other areas, including the arts. It briefly relates the global economic crisis with the entrepreneurial wave in Europe, with the increasing number of startups and with the growing importance of digital and content marketing. Besides, it connects all these points with the identification of a new market: young creative producers open to change and familiar with social media.