Author(s):
Martins, Ivan Ricardo Pereira
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6944
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Marketing; Plano de marketing; Indústria do calçado; Moda; Consumo; Marcas; Posicionamento; Dkode - indústria portuguesa do calçado; Marketing plan; Footwear industry; Fashion; Consumption; Brands; Positioning; Dkode - portuguese footwear industry
Description
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
A Industria Portuguesa do calçado é nos nossos dias um caso de sucesso nacional e internacional. O calçado português é igualmente e cada vez mais um marco e uma referência. Fundada em 2002 a DKODE é uma marca portuguesa de calçado oriunda da primeira vaga de marcas private label portuguesas que está ter sucesso internacionalmente. Contudo, em Portugal encontra-se aquém das expectativas e dos objetivos traçados pelo CEO da marca e pela sua equipa de marketing. Este trabalho de projeto pretende analisar o estado da DKODE no mercado nacional, traçar novos caminhos e encontrar soluções que possam impulsionar a marca. Para tal foi realizada uma revisão da literatura sobre moda, consumo e o setor do calçado em Portugal. Além disso, foi realizado um trabalho de campo que permitiu analisar de forma consistente os dados obtidos no inquérito aos consumidores deste tipo de produtos. Paralelamente foi realizada uma entrevista à Diretora de Marketing da DKODE, que permitiu captar outro ângulo de visão sobre a marca. A partir da informação obtida com estes diferentes métodos de investigação, elaborou-se um plano de marketing que pretende alavancar a marca e aumentar a sua notoriedade em Portugal.
ABSTRACT: The Portuguese Footwear Industry is nowadays a case of national and international success. Like the Portuguese Footwear Industry, the Portuguese Shoes are also becoming a landmark and a reference. Founded in 2002 DKODE is a Portuguese footwear brand that descends from the first wave of Portuguese private label brands. A brand that it´s becoming an international success case. However, locally, DKODE is set below the expectations and goals set by DKODE’S CEO and its marketing team. This marketing project aims to analyze the brand’s place and place among the Portuguese market and its players, aims to set new ways, and to find new solutions that might elevate the brand’s perception among its target. Regarding that, it was made a specific bibliography research about fashion, consumption and the Portuguese footwear sector. As well a field work that allowed us to analyze in a consistent way all the data collected on the consumer’s inquiry made to consumers of this type of goods. Beside it was also made an interview to DKODE’s Marketing Manager, which allowed us to get a different and angle and vision about the brand. Departing from all the information collected throw different research methods it was a created a marketing plan that aims to elevate the brand image and increase its brand awareness in Portugal.