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Social intelligence: para além do social media listening: o caso EDP

Author(s): Magalhães, Rita Rodrigues de

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6956

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Marketing; Marketing digital; Redes sociais; Métricas digitais; WOM marketing - (word of mouth); EDP - Energias de Portugal; Digital marketing; Social media; Digital metrics


Description

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.

A chamada web 2.0 e o surgimento das redes sociais trouxeram consigo novas formas de comunicar que introduziram um novo paradigma comunicacional, revolucionando o modo como as empresas se relacionam com os consumidores. Estes novos desafios com que o marketing se depara conduziram à necessidade de incluir estes influentes mas também potencialmente arriscados instrumentos à disposição da empresa, aproveitando o grande volume de informação que está à disposição nas redes. Contudo, há questões de privacidade que se devem ter em consideração. Para que seja possível a criação de uma relação forte com os consumidores, é necessário, primeiro, estudar o que se diz nas redes sociais, o social media listening. De facto, é fulcral saber o que se diz de forma a criar estratégias de marketing que permitam a construção de relações fortes e duradouras existindo, para o efeito, ferramentas apropriadas, nas quais se baseia o social media listening. Foi neste contexto que surgiu o estágio realizado na EDP. Respeitando o método de investigação-acção, este estágio tinha por objectivo analisar o conteúdo das conversas relativas à empresa nas redes sociais, de modo a serem retirados insights relevantes para a EDP. O trabalho desenvolvido ao longo do estágio resultou num relatório mensal, tendo em conta métricas específicas do meio digital, baseando-se, sobretudo, na contagem de menções e análise de sentimento. A actualidade do tema e a escassa literatura científica acerca do mesmo justificam a importância deste estudo no âmbito do qual se apresenta um modelo de relatório que visa auxiliar as empresas a desenvolver estratégias com base nestes novos dados, particularmente na área do marketing.

ABSTRACT : The so-called web 2.0 and the emergence of the social networks brought along new forms of communication that introduced a new communicational paradigm and changed the way enterprises related to their consumers. These new challenges that marketing faces led to the necessity of including these influential but also potentially risky instruments to the disposal of companies, taking advantage of the huge volume of data that is within these networks. However, there are privacy issues that should be taken into account. In order to create a strong relationship with the consumers, it is necessary to listen, first; to study what it is being said on social media, the social media listening. It is, indeed, crucial to know what is said to be able to make marketing strategies that will allow the creation of strong and lasting relationships. For that, there are appropriate tools, on which social media listening is based. The internship at EDP appeared in this context. Following the action-research methodology, this internship’s goal was to analyse the content of conversations being held about the company, in order to reveal important insights to EDP. This has resulted in a monthly report that accounts for specific digital metrics; mainly mention counting and sentiment analysis. The importance of this study is justified by the theme’s currentness and the scarce scientific literature about it. Its scope is to present a model of report that aims to help companies develop strategies based on this new data, particularly in the marketing field.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Luz, Cristina
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
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