Author(s):
Leonte, Florentina Iulia Spînzurici
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/7249
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Balanced Scorecard; Centro hospitalar; Eficiência; Estratégia; Indicadores; Hospital; Efficiency; Strategy; Indicators
Description
Mestrado em Contabilidade
Os serviços de cuidados de saúde obrigam a uma melhoria contínua, seja pela crescente tendência de privatização dos serviços públicos ou pela intensificação da concorrência, e bem como pelo aumento das exigências em termos de qualidade e satisfação dos utentes. Compreender a importância que o Balanced Scorecard pode assumir na condução da atividade hospitalar, é fundamental para se procurar a melhoria da atividade, da efetividade, da qualidade e da eficiência dos serviços prestados e do alinhamento destes com a estratégia. A presente dissertação tem como objetivo investigar em que medida o Balanced Scorecard se torna útil para o desempenho organizacional hospitalar considerando os sistemas de avaliação existentes para este setor. Na definição do Balanced Scorecard utilizamos um modelo baseado em Kaplan (1999) e Caldeira (2010). Com o estudo, foi possível identificar a possibilidade de conseguir, pela melhoria de gestão do capital humano, uma diminuição do custo com o pessoal obtendo, simultaneamente, um aumento da efetividade dos cuidados de saúde. Melhorando o planeamento e a gestão do capital humano assegura-se, por um lado, maior produtividade, menor desperdício de recursos financeiros e uma utilização mais racional dos meios disponíveis e, por outro lado, um aumento da efetividade dos cuidados de saúde, aumento do número de consultas, melhoria dos tempos de espera e uma redução do custo médio por consulta.
The health care services require a continuous improvement, either by the growing trend toward the privatization of public services or by the intensification of competition caused by globalization, as well as by the increased requirements in terms of quality and user satisfaction. Understanding the importance that the Balanced Scorecard assumes in the hospital management activities, as a strategic management tool, is fundamental to seek the improvement and effectiveness of activities, quality and efficiency of the services rendered and the alignment of these with the strategy. This dissertation aims to investigate to what extent the Balanced Scorecard becomes useful for organizational performance considering the existing evaluation systems for the sector. The dissertation is a case study based on document content analysis using the scientific repositories and websites. For the definition of the Balanced Scorecard we used a model based on Kaplan (1999) e Caldeira (2010). With this study, it was possible to identify, by improving human capital management, the possibility to reduce costs with the employees, as well as an increase of the effectiveness of health care services. Improving the planning and management of staff ensures greater productivity, more rational use of resources and, on the other hand, an increase in the number of consultation, reduction of the waiting time and the average cost of consultation.