Document details

Trio de saxofone jazz sem instrumento harmónico: um mundo de possibilidades

Author(s): Lázaro, Desidério Gaspar

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/7409

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Saxofone; Formação sem instrumento harmónico; Processos composicionais; Jazz; Saxophone; Formation without harmonic instrument; Compositional processes


Description

Mestrado em Música

O presente trabalho pretende debruçar-se sobre as possibilidade de execução e composição num trio de saxofone jazz sem instrumento harmónico. O trabalho é dividido em duas partes: (1) enquadramento da formação específica sobre a qual me debruço, tendo em conta as funcionalidades dos instrumentos que a compõem, algumas referências históricas, que serviram de suporte para a compreensão da mesma, e processos de composição; (2) explicação detalhada das composições efetuadas para este projeto artístico, procurando explorar as possibilidades que a própria formação possibilita. Para tal, foi utilizado como amostra o Desidério Lázaro Trio, o qual, já tendo gravado anteriormente, serviu de referência para a aplicação de conceitos execucionais e processos composicionais diferenciados. O processo de pesquisa incluíu: (1) entrevistas e obras que incidissem sobre aspetos especificos da música jazz, tais como a sua história, linguagem, improvisação e referências; (2) livros filosóficos (auxiliares na maturação de alguns processos de composição) e (3) audição de discos com trios de saxofone jazz sem instrumento harmónico, e outros que abordassem aspetos específicos das composições e/ou apropriação de recursos estilísticos e linguísticos. O final do trabalho incidiu na gravação de um álbum composto por nove composições originais (Anexos A). Como complemento, o disco serviu de base para improvisação escrita. Cada uma das faixas que compõem o disco foi enviada para um escritor diferente para que escrevesse um texto livre (Anexos B), tendo apenas por base o suporte áudio e o título da música.

ABSTRACT - The following work tries to find out about the possibilities of execution and composition in a saxophone trio wihtout a harmonic instrument. It is divided in two parts: (1) the framing of the specific band formation I’m writing about, considering the funcionalities of each instrument, some historical references and compositional processes; (2) detailed explanation of the compositions while exploring the possibilities of the trio. The Desidério Lázaro Trio was used as an experiment lab for the aplication of the different settings and compositional tools. The research included: (1) interviews and books about specific aspects of jazz music, like its history, language, improvisation and references; (2) philosophical books that helped understand some compositional processes; and (3) listening to saxophone trio records and others that made me understand some specific aspects of composition and gather some tools of style and language. The final step was to record an album with nine original pieces. To complement, each one of the audios was sent to several writers to do free writing over the tunes, only having the title as a starting point.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gaspar, Paulo
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents