Document details

Relação escola/família:de que modo o educador pode proporcionar atividades que envolvam a família?

Author(s): Jesus, Vânia Sofia

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1035

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): Relação Escola/Família; Família; Creche; Jardim de Infância; Criança; Participação familiar; Envolvimento familiar; Papel ativo do educador; Value School/Family; Family; Nursery; Kindergarten; Child; family involvement; active role of the educator


Description

Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-escolar. Orientador: Professor Ramiro Marques

Pretendo com este relatório e num primeiro capítulo realizar uma síntese de todo o trabalho realizado e desenvolvido durante o decorrer dos dois estágios, quer em creche, quer em jardim-de-infância. Faço ainda um balanço das dificuldades encontradas, das fragilidades detetadas, dos pontos fortes, dos aspetos a melhorar e ainda o que contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Numa segunda parte, pretende-se realizar uma investigação-ação centrada no tema Relação Escola/Família. Perceber o modo de como o educador pode proporcionar atividades que envolvam a família e ainda perceber se a família está a par de todo o trabalho desenvolvido na Escola. Neste relatório, constam fundamentos e afirmações sobre o tema em questão. Consta também a análise das três entrevistas realizadas a três educadoras e questionário realizado aos pais das crianças do Jardim de Infância, que iram enriquecer o trabalho em questão, e permitem chegar às conclusões do estudo realizado.- This report has two parts. In the first part made a synthesis of all work performed and developed during the internship, in pre-school and in nursery school. I described the difficulties, the detected weaknesses, strengths, and tried to improve aspects of what has contributed to my personal and professional development. In the second part, I developed an inquiry centered on the Theme School / Family relationships. Understanding the way in which the educator can provide activities that involve the family and also see if the family is aware of all the work in the School (Nursery and JI). The second part of the report includes conclusions about the relationships among pre-school teachers and parents and the way the communicate each other.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents