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Prática pedagógica em educação de infância : consciência fonológica e desenvolvimento de competências orais e escritas

Author(s): Coelho, Carla Sofia Marques

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1537

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): percurso profissional; consciência fonológica; pré-escolar; 1º ciclo; competências orais e escritas; professional path; phonological awareness; pre-school; primary education; oral and written skills


Description

Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e 1º Ciclo do ensino básico

O presente trabalho sumariza essencialmente a minha frequência no Mestrado em Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde, primeiramente, abordo o meu percurso profissional ao longo dos três estágios que realizei e de seguida, aprofundo uma questão investigativa que surgiu ao longo dos mesmos. A primeira parte retrata aquilo que vivi como Educadora de Infância e professora de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em contexto de sala. É nesse sentido que abordo as minhas angústias, conquistas, trabalho desenvolvido com as crianças e as questões que foram surgindo ao longo da minha prática. Quanto à segunda parte deste trabalho, aborda e desenvolve uma questão que surgiu da minha prática, isto é através das minhas dúvidas e indo ao encontro dos interesses e necessidades das crianças, procurei investigar qual o contributo da consciência fonológica para o desenvolvimento de competências orais e escritas em crianças em idade de Pré-escolar e 1º CEB. Através da metodologia de investigação-ação foi desenvolvido um trabalho colaborativo entre mim e as crianças, a fim de alcançar os objetivos propostos, identificar o papel da consciência fonológica no desenvolvimento de competências orais e escritas de crianças dos 3 aos 7 anos e os modos de promoção da consciência fonológica em crianças em Pré-escolar e 1º CEB com vista ao desenvolvimento de competências orais e escritas. E ainda contribuir para o desenvolvimento de aptidões para profissionais de educação. Assim sendo, este trabalho consiste na reflexão sobre a aprendizagem de uma prática profissional nos vários contextos inseridos no Mestrado e sobre o contributo da Consciência Fonológica no desenvolvimento de competências orais e escritas nas crianças em pré-escolar e 1º ciclo, bem como em apresentar atividades de suporte que visam esse desenvolvimento.

Essentially, the present paper summarizes my attendance in the master's degree in pre-school and teaching of primary education, where, firstly I will address to my professional path over the three practicums I had fulfilled, and then I will deepen an investigative issue that has arisen over these past three internships. The first part of this paper depicts not only what I have lived as a kindergarten teacher but also as a primary school teacher (CEB) in the classroom context. Thus, it is in this direction that I will address my anxieties, achievements and work performed with children as well as the issues that have emerged over the course of my practice. As regards the second part of this paper, it discusses and develops a matter which arose from my training. Furthermore, through my doubts and meeting the interests and needs of children, I tried to investigate what the contribution of phonological awareness for the development of oral and written skills in children of preschool age and primary education is. What is more, through the research-action methodology, I have developed a cooperative work between the children and myself, in order to achieve the proposed objectives, identify the role of phonological awareness in the development of oral and written skills of children aged 3 to 7 and the styles of phonological awareness promotion in children in pre-school and primary education, aimed at developing their oral and written skills. Besides this, it was also intended to contribute to the development of skills for education professionals. Therefore, this paper consists on the reflection of learning a professional practice in various contexts inserted into the master’s degree and on the contribution of Phonological Awareness in the development of oral and written skills in children who attend pre-school and/or primary education, as well as to support activities aimed at this development.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Leonor; Uva, Marta
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
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