Document details

e-Tutor : papel e intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridos

Author(s): Durão, Conceição Maria Assoreira

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1600

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): tutor; e-tutor; e-moderador; tutoria; aprendizagem em ambientes híbridos; e-moderating; tutoring; hybrid learning environments


Description

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação Multimédia

O presente projeto, e-Tutor: Papel e Intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridos, foi realizado na plataforma “e-Raízes.Redes”, criada e desenvolvida pela equipa de e-Learning do Instituto Politécnico de Santarém (IPS) e teve por finalidade observar e analisar as diferentes formas de tutoria realizadas pelos tutores convidados, para percebermos o papel e competências necessárias a um e-tutor em ambientes híbridos de ensino-aprendizagem. Tentámos também verificar se o e-tutor foi dinamizador do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade de aprendizagem; e, se a sua intervenção facilitou ou impulsionou os e-estudantes para aprendizagens mais significativas, ajudando-os a atingir os objetivos e a desenvolver as competências previstas para a Unidade Curricular (UC) de Seminário I, dinamizada em formato on-line. Este estudo foi desenvolvido ao longo do 2º ano do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, envolvendo os mestrandos da 3ª Edição inscritos na Unidade Curricular de Seminário: Análise, conceção e produção de relatórios de estágio I, que decorreu num formato e-learning. O ambiente de estudo tentou ainda responder ao contrato de confiança firmado entre o Governo e o Sistema de Ensino Superior Português, em 11 janeiro de 2010.

This project, e-Tutor: Role and Intervention in collaborative learning environments in hybrids, was performed on the platform "e-Raízes.Redes", created and developed by a team of e-Learning at the Institution of Higher Education of Santarém (IPS) and aimed to observe and analyze the different forms of mentoring made by tutors invited to perceive the role and skills needed for an e-tutor in hybrid environments for teaching and learning. We also found that the tutor was the facilitator of the teaching-learning process, contributing to the development of a learning community, and if the tutor’s intervention facilitated or stimulated students to e-learning more meaningful, helping them to achieve goals and develop the skills provided for the Course Unit - Seminar I, developed in online format. This study was developed during the 2nd year of Master in Multimedia Education and Communication, involving the masters of the 3rd edition subscribers in the Course of Seminar: Analysis, design and production of reports for training I, which took place in a format e-learning. The study environment still tried to answer to the agreement signed between the Government and the Portuguese Higher Education System on 11 January 2010.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Barbas, Maria
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents