Document details

A motivação no processo de ensino-aprendizagem no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico

Author(s): Silva, Inês Santos

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1655

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): motivação; processo de ensino-aprendizagem; estratégias; crianças; motivation; teaching-learning process; strategies; child


Description

Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre na área de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

O presente relatório de estágio refere as aprendizagens realizadas ao longo dos períodos de estágios em diferentes contextos: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de refletir sobre o contributo da prática educativa experienciada para o desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, integra uma componente investigativa que diz respeito ao papel da motivação dos alunos, na perspetiva de uma docente de 1.º Ciclo de Ensino Básico, de uma Educadora de infância e das crianças. Os resultados evidenciam que as crianças para se sentirem motivadas precisam de estar envolvidas nas atividades propostas e, sobretudo, de serem ouvidas. O papel do professor e do educador de infância é visto por todos os intervenientes como essencial, ando particular ênfase à sua postura, à sua linguagem e à sua relação com as crianças.

This final work refers to learning conducted over the periods of internships in different contexts: nursery school, kindergarten and elementary school. This work was developed with the objective of reflecting on educational practice experienced for personal and professional development. The investigative part of this work concerns the way to motivate the students, from the perspective of a teacher of elementary school, a childhood educator and the children’s perspective. It was concluded that children to feel motivated, they need to be involved in the proposed activities and they should be listen by the adult. The role of the teacher and early childhood educator is essential about their posture, their language and their relationship with the children.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Branco, Neusa
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo