Document details

Investigação na prática de ensino supervisionada em 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos : o que aprendem as crianças no recreio?

Author(s): Calado, Joana Maria Fidalgo

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1687

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): recreio; brincadeiras; jogos; desenvolvimento; aprendizagens; playground; jokes; games; development; learnings


Description

Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

O presente relatório reúne as aprendizagens adquiridas na participação dos estágios integrantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e também no trabalho final de investigação. A presente investigação está focada nas aprendizagens que podem ser feitas no recreio, portanto intitula-se: “O que aprendem as crianças no recreio?”. Com esta investigação pretendi conhecer que aprendizagens as crianças podem desenvolver no recreio. Foram definidos os seguintes objetivos de investigação: conhecer a perspetiva da criança acerca do recreio; conhecer a perceção das educadoras e professoras acerca do recreio; analisar a importância do recreio e compreender de que forma contribui para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Para alcançar estes objetivos recorri a uma investigação de carácter descritivo, através da pesquisa teórica e da análise de entrevistas semiestruturadas a doze crianças do Pré-Escolar da sala de 5 anos e a doze crianças do 1.º ano do 1.ºCiclo do Ensino Básico, a duas educadoras de infância e a duas professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

The presente report gathers the acquired learnings in the participation oh the integral apprenticeships of the 1.º Cycle of the basic teaching and also in the final work of investigation. The present investigation is focused in the learnings that can be done in the recreation, therefore it is entitled: "What do children learn in the recreation?" with this investigation I intended to ascertain what learnings children can develop in the recreation. Defining the following investigation objectives: to know the child's perspective concerning the recreation; to know the educator's and teachers' perception concerning the recreation; to analyse the importance of the recreation and to understand in which form it contributes to the development and the children's learings. To achieve these objectives an investigation of descriptive caracter was used, through the theoretical research and the analysis of semi structured interviews to twelve children of the Pre-School of the 5 year old room and twelve children of the 1st year of the 1st Cycle of the Basic Teaching, to two Child Educators and two Teachers of the 1sr Cycle of the Basic Teaching.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Seixas, Sónia
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents