Author(s):
Pires, Andreia Filipa Duarte
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1799
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): educação pré-escolar; expectativas; ensino-aprendizagem; participação; ação educativa; preschool education; expectations; teaching-learning; educational activity
Description
Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar
No seguimento de um período de Prática Profissional Supervisionada, surge o presente relatório, que advém dos estágios realizados em Creche e Jardim de Infância, no contexto do Mestrado em Educação Pré-escolar. Ao longo deste período, foram surgindo diversas questões, no âmbito da prática, que se prendem, essencialmente, com as escolhas e métodos/estratégias de trabalho adotadas pelas Educadoras e Auxiliar. No entanto, apenas uma suscitou mais interesse em aprofundar/investigar e à qual se deu mais enfoque, “Em que medida as expectativas que os pais/Encarregados de Educação têm em relação ao Pré-escolar podem influenciar a prática profissional do(a) Educador(a)", sendo esta questão de âmbito relacional, nomeadamente, entre a Educadora e os pais/Encarregados de Educação. Este exercício investigativo insere-se no paradigma qualitativo, com características do estudo de caso, na medida em que se pretende compreender de que forma agem as Educadoras perante as “exigências” dos pais, quanto ao que devem ou não aprender os seus educandos. Para tal, será necessário perceber em que consiste e quais os objetivos da Educação Pré-escolar, o que significa promover a participação dos pais e em que é que esta consiste. Para responder a estas questões realizaram-se entrevistas a quatro Educadoras e inquéritos por questionário a 21 pais/EE, sendo esta a amostra do estudo. Conclui-se com esta investigação que, no caso da instituição estudada, as expectativas dos pais vão ao encontro dos objetivos e do trabalho das Educadoras, havendo uma boa relação, comunicação e cooperação de ambas as partes.
In the following of a period of Professional Practice Supervised, emerge the present report, which comes from the internships performed in the contexts of Nursery and Kindergarten, in the context of the Master's in Pre-school Education Throughout this period, it were emerging several questions, in practice, however, only one raised the most interest in deepen/investigate and to which gave more focus, “To what extent to which expectations that parents/Charges of Education have in relation to Preschool could influence the professional practice of the Educator” This question being of relational scope, namely, between the Educator and the parents / guardians.. The present research is inserted in the qualitative paradigm, being this a case study, insofar as it intends to understand how the educators act in the face of the "demands" of the parents, as to what their learners should or should not learn. In order to do this, it will be necessary to understand what the objectives of pre-school education consist of and what it means to promote parental involvement and what it is. To answer this questions interviews were conducted with four Educators and questionnaires by 21 parents / EE, being the sample of the study It is concluded from this research that, in the case of the institution studied, the parents' expectations meet the objectives and the work of the Educators, with a good relationship, communication and cooperation on both sides.