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A resolução de problemas envolvendo frações com alunos do 6º ano.

Author(s): Rafael, Paulo Ricardo Simas Baptista

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1811

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): frações e números decimais; matemática; resolução de problemas; sentido de número; fractions and decimal numbers; mathematics; troubleshooting; number sense


Description

Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área de Ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico

O presente relatório integra duas componentes, a descrição e reflexão sobre os estágios realizados ao longo do curso de mestrado em ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico e o estudo investigativo que se centra no ensino-aprendizagem dos números racionais no 6.º ano, em particular, na capacidade de resolução de problemas envolvendo frações. A relevância do estudo emerge da minha observação e reflexão ao longo dos estágios realizados e durante a minha vida profissional sobre a importância de envolver os alunos na resolução de problemas para que estes desenvolvam uma boa compreensão matemática. O estudo segue uma natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados evidenciam que os alunos têm maior facilidade em resolver tarefas que envolvam equivalência, ordenação e comparação de frações e revelam maior dificuldade em resolver tarefas que envolvam a fração como operador.

This report includes two components, the description and reflection on the internships carried out during the master's degree course in 1st cycle and 2nd cycle primary education and the research study that focuses on teaching-learning of numbers In the 6th year, in particular, in the problem solving capacity of fractions. The relevance of the study emerges from my observation and reflection throughout the stages and during my professional life on the importance of involving students in solving problems so that they develop a good mathematical understanding. The study follows a quantitative and qualitative nature. The results show that students have greater difficulty in solving tasks that involve equivalence, ordering and comparison of fractions and show greater difficulty in solving tasks that involve the fraction as operator.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Branco, Neusa
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
CC Licence
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