Document details

O papel dos encarregados de educação no apoio às aprendizagens escolares dos educandos

Author(s): Évora, Joana Raposo

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1866

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): alunos; aprendizagem; apoio; encarregados de educação; escola; sucesso e insucesso escolar; students; learning; support parents; school; success and failure school


Description

Relatório de Estágio apresentado para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação de Santarém para cumprimento do segundo ciclo de estudos. Este documento apresenta uma reflexão crítica sobre o percurso desenvolvido ao longo dos estágios e uma investigação elaborada no âmbito desta mesma prática. O relatório está organizado em duas partes, a primeira é composta por uma síntese e reflexão acerca das experiências de ensino realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas. Na segunda parte é apresentado um estudo de caso, sobre a importância do apoio dos encarregados de educação nas aprendizagens escolares dos seus educandos. Através desta investigação pretendeu-se saber qual a relevância do apoio da família sobre o desempenho escolares dos alunos, assim foi possível aferir que o sucesso escolar dos seus educandos está relacionado com as práticas e hábitos das famílias.

This Internship Report was prepared as part of the Masters in Preschool and Teaching of Primary School held at the School of Education of Santarém to comply the second study cycle. This paper presents a critical reflection on the route developed over the Supervised Teaching Practice and an exercise research developed within this same practice. The report is organized into two parts: the first consists of a summary and reflection on the teaching experiences made during the Supervised Practice Teaching. The second part presents a case study, about a group of a Primary School about the importance of parental support in the school learning of their students. Through this research we sought to know the importance of parental support on the performance and educational of students, so it was possible to measure that the school success of their children is entirely related to the practices and habits of the families.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marques, Ramiro
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents