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Adaptação da criança à creche: perspetiva ecológica da adaptação em creche

Author(s): Alves, Carolina dos Santos

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1869

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): adaptação; creche; qualidade; transição; vinculação; adaptation; kindergarten; quality; transition; attachment


Description

Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-escolar

O presente estudo aborda o tema da adaptação em Creche, tendo como objetivo principal compreender algumas das dificuldades sentidas durante este processo pelos vários intervenientes: as crianças, os pais e os profissionais de educação. Pretende também compreender se existem comportamentos facilitadores no processo de adaptação e, em caso afirmativo, quais são. Este trabalho foi elaborado numa sala de Creche de uma IPSS do distrito de Santarém. A amostra é constituída por quatro crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 15 meses (à data de inicio das observações). No que respeita à metodologia utilizada, foram realizadas observações naturalistas em dois momentos distintos (no primeiro dia de frequência da Creche e um mês depois), um dos pais das crianças observadas e os dois elementos da equipa de sala responderam a uma entrevista semidiretiva depois de terminadas as observações. No final deste estudo, após análise e cruzamento de toda a informação obtida na fase de recolha de dados, foi possível concluir que identificaram-se dificuldades sentidas no processo de adaptação.

The present study approaches the theme of adaptation in kindergarten, having as main goal understand some of the difficulties felt during this process by their actors: children, parents and education professionals. Aim to understand if there are facilitating behaviors in the process of adaptation and, in such case, what are they. This study was done in a kindergarten of a Charity Institution from Santarém district. The sample were four children with ages between nine and fifteen months old (when observations begun). What concerns to the used methodology, naturalistic observations were performed in two distinct moments (the first day of frequency in kindergarten and a month later), one parent and the two elements of the room team answered to a semi-directive interview after the observations finished. At the end of this study, after analysis and crossing all information obtained during the phase of data collection, it was possible to conclude that changes in the educational environment had a positive influence on children’s integration in kindergarten and were identified difficulties felt in the adaptation process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marques, Ramiro
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
CC Licence
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