Author(s):
Matos, Pedro Jorge Quinta de
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1878
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): mestrado europeu; inclusão digital; competências digitais básicas; empregabilidade digital; european master degree; digital inclusion; basic digital skills; digital employability
Description
Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre na Área de Educação e Comunicação Multimédia
A presente dissertação é um estudo que se centra no protótipo do mestrado “Projetos Digitais para uma Sociedade Inclusiva”. Nesta dissertação procuramos investigar a seguinte questão: que vantagens competitivas a nível da formação e profissionalização apresenta este protótipo? Faremos uma descrição e análise dos diferentes elementos do protótipo: plano de estudos e curriculum; guia prático; página web; protocolos e parcerias. E para dar resposta à questão, além da investigação de fundamentação teórica (do protótipo), realizaram-se entrevistas, questionários e observação. No termo da investigação, e no âmbito dos estudos em educação e comunicação multimédia, podemos concluir que o presente projeto, denominado por ser um joint master degree em projetos digitais para uma sociedade inclusiva, reúne os requisitos fundamentais para aplicar uma estratégia formativa inovadora e necessária, de forma a corresponder aos critérios de empregabilidade digital definidos pelos diversos programas europeus como a DIGCOMP, framework oficial para o desenvolvimento e compreensão de competências digitais na Europa, e os e-skills for jobs, iniciativa da Comissão Europeia e do portal Schoolnet.
The present dissertation is a study that is centred in the prototype of the master "Digital Projects for an Inclusive Society". In this dissertation we try to investigate the following question: what competitive advantages in training and professionalization presents this prototype? We will describe and analyse the different elements of the prototype: study plan and curriculum; Practical guide; Web page; Protocols and partnerships. And to answer the question, besides the investigation of theoretical (prototype) basis, interviews, questionnaires and observation were carried out. At the end of the research, and in the context of studies in multimedia education and communication, we can conclude that the present project, known as a joint master degree in digital projects for an inclusive society, meets the fundamental requirements to apply an innovative and necessary training strategy , In order to meet the digital employability criteria defined by the various European programs such as DIGCOMP, the official framework for the development and understanding of digital competences in Europe, and e-skills for jobs, an initiative of the European Commission and the Schoolnet portal