Document details

Estimular o gosto pela leitura (da Creche ao 1º CEB)

Author(s): Coelho, Patrícia Isabel Tadeia

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1884

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): práticas pedagógigas; leitura; literacia; creche; pré-escolar; 1º CEB; teaching practices; reading; literacy; childcare; preschool; 1st Cycle


Description

Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino básico

O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na Parte 1, dou a conhecer os diferentes contextos de estágio por onde passei, assim como o trabalho neles desenvolvido. Descrevo, ainda, o meu percurso de desenvolvimento profissional, onde faço a minha autoavaliação, apresentando as minhas dificuldades e os aspetos que considerei como negativos e como positivos. Na Parte 2, apresento o meu percurso investigativo, que se focalizou no tema “Estimular o gosto pela leitura (da creche ao 1º CEB) ”, aprofundando-o com uma fundamentação teórica acerca dos pressupostos para a aprendizagem da leitura. A aprendizagem da leitura e da escrita é um processo contínuo, cujo sucesso é determinado pela ação intencional do educador e do professor. Por isso, cabe-lhes encorajar a emergência dos comportamentos leitores, organizando ambientes educativos onde a literacia tenha um papel relevante. O contexto e as práticas pedagógicas da sala de aula determinam fortemente a relação que as crianças estabelecem com as palavras impressas e com as atividades de leitura e escrita. A metodologia utilizada neste trabalho é um estudo de caso. Neste caso, trata-se do estudo sobre a minha intervenção no que respeita ao domínio da leitura, nos contextos de 1º CEB e de creche. É um método de investigação qualitativa, baseado na realização de uma análise mais aprofundada sobre algumas práticas que implementei nos contextos de estágio, fundamentada na revisão da literatura entretanto realizada, de modo a aprofundar as minhas competências profissionais no que se refere à promoção da leitura. Apresento como principal conclusão que os alunos, se forem devidamente estimulados e se trabalharmos corretamente a leitura, acabam por demonstrar interesse e vontade própria pela leitura. Termino este trabalho com uma reflexão final sobre o meu percurso de formação, neste mestrado.

This report was prepared as part of the Masters in Preschool Education and Teaching of 1st Cycle of Basic Education. In Part 1, I present the different contexts of my internships, as well as the work developed in them. I also describe my journey of professional development, in which I do my self-assessment, presenting my difficulties and the aspects which I’ve considered negative and positive. In Part 2, I explain my research path, which focused on the theme "Fostering the love of reading (from childcare to 1st Cycle)", deepening it with a literature review on the foundations for learning how to read. The learning of reading and writing is an ongoing process whose success is determined by the intentional action of the educator and the teacher. So, it is up to them to encourage the emergence of readers, behaviors, organizing educational environments where literacy has a relevant role. The context and the pedagogical practices of the classroom strongly influence the relationship that children have with the printed words and with the activities of reading and writing. This research is a case study. In this case, it is about the study on my intervention in the internships in the contexts of 1st Cycle and childcare regarding the promotion of reading skills. It is a method of qualitative research, based on the achievement of a deeper analysis about some practices I’ve implemented in the contexts of my training, based on the literature review meanwhile conducted, in order to deepen my professional skills in relation to reading promotion. I present as main conclusion that, if we properly stimulate children and correctly work the reading skills they eventually show interest and self-will for reading. I conclude this paper with a final reflection on my educational and professional development throughout this Master degree.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Leonor
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents