Document details

Cyberbullying: um desafio à investigação e à formação

Author(s): Amado, João cv logo 1 ; Matos, Armanda cv logo 2 ; Pessoa, Teresa cv logo 3 ; Jäger, Thomas cv logo 4

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/360

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): Indisciplina; Bullying; Cyberbullying; Formação


Description
Neste artigo começamos por referir a actualidade do tema do cyberbullying e a natureza do fenómeno. Na sequência, damos conta da sua investigação e das acções para o prevenir e combater, no contexto nacional, e das principais conclusões que a pesquisa internacional, ainda que incipiente, permite desde já registar. Seguidamente faremos uma breve explicitação de alguns resultados obtidos nas primeiras fases do projecto CyberTraining: A Research-based Training Manual On Cyberbullying1. Trata-se de dar a conhecer os resultados da consulta por questionário on-line a formadores e a investigadores, no sentido de captar a sua opinião acerca das diferentes facetas e natureza do cyberbullying, dos seus próprios limites e necessidades de formação para lidar com o problema frente a vários públicos, e de quais os principais elementos que, do seu ponto de vista, devem constar num manual que possa servir, de forma cabal, aos interesses da formação nesta área e a públicos diversos. - In this paper we begin by analysing the concept of cyberbullying and its main features. Then we describe the research and actions to prevent and tackle cyberbullying, in the national context, and the main conclusions that the international research, though still incipient, has already produced. Following this description, we will make a brief explanation of some results obtained in the early stages of the project CyberTraining: A Research-based Training Manual On Cyberbullying. An online questionnaire was filled in by trainers and experts, in order to capture their views on the various facets and nature of cyberbullying, on their own limitations and training needs to address the problem with different target groups, and on the main elements which, in their perspective, should be included in a training manual which aim is to provide trainers dealing with cyberbullying with the information and resources they need for their work. The main results obtained from this qualitative questioning will be presented.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia