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O ensino politécnico em Portugal: a construção de uma identidade perante os des...

Author(s): Urbano, Claudia cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/598

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): ENSINO SUPERIOR; ENSINO POLITECNICO


Description
Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Sociologia, realizada sob a orientação científica do Prof. Doutor Sérgio Montenegro Miguel Grácio Frequentemente se misturam os termos Universidade e Ensino Superior. Em Portugal, o sistema de ensino superior é binário, e universidades e politécnicos têm traçado percursos bastante distintos. No entanto, algumas políticas educativas acabaram por produzir uma convergência de sentidos entre os dois subsistemas de ensino, se não na sua lógica e na sua missão – porque traduzem objectivos de formação diferentes –, ela ocorreu nos movimentos de oferta e procura de formação, e que se podem constituir como um indicador de uma mudança das representações sociais e dos modelos culturais, em torno do ensino superior e, em particular, do subsistema politécnico, ou seja, aquele que mais alterações registou. Por seu lado, o Processo de Bolonha abriu (ou legitimou) às instituições de ensino politécnico novos campos de acção, que se podem traduzir na construção de uma identidade própria. Como olham as unidades de ensino politécnico para o seu próprio percurso e para o tipo de ensino que representam? Com este texto, procuramos contribuir para um enriquecimento da leitura (e literatura) em torno do ensino superior e, em especial, do ensino politécnico em Portugal.ABSTRACT Often the words University and Higher Education are blended. The Portuguese higher education system in Portugal is binary, and universities and polytechnics have followed different ways. However, some educational policies produced a convergence of senses between these subsystems, if not in their policy and their missions – because they reflect different educational goals –, at least in the trends of supply and demand for higher education, which can be seen as an indicator of a change in social representations and cultural models, towards these subsystems, and specially towards the polytechnic subsystem, where more changes occurred. In another way, the Bologna Process has conducted (or has legitimized) polytechnic institutions to new fields of action, which results in a construction of a specific identity. How do polytechnic institutions describe themselves and the tertiary education they represent? It is our purpose to contribute to an enrichment of the state of the art concerning the higher education, and specifically the polytechnic education in Portugal.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
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