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A influência da publicidade no consumo de bebidas alcoólicas dos estudantes do Instituto Politécnico de Santarém

Author(s): Mesquita, Sancho Filipe Ferreira

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/978

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): Alcool; Publicidade; Consumo; Estudantes universitários; Santarém


Description

Dissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014

O consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens do Instituto Politécnico de Santarém é considerado por vezes excessivo e pode ser influenciado pela publicidade das marcas de bebidas alcoólicas. Existem diversos estudos que incidem sobre os comportamentos de consumo dos estudantes do Ensino Superior, contudo, são escassos os que focam a exposição à publicidade. O objetivo do presente estudo é examinar a associação entre a exposição à publicidade e o envolvimento com o álcool, através de uma coleta de dados sobre estudantes do Instituto Politécnico de Santarém, expostos a diferentes tipos de publicidade de bebidas alcoólicas. O método utilizado foi o estudo transversal com uma amostra de 190 jovens do Instituto Politécnico de Santarém com idades entre os 17 e mais de 25 anos, que responderam a uma série de perguntas de modo a avaliar a exposição dos jovens à publicidade de bebidas alcoólicas em diferentes meios de comunicação (televisão, internet, outdoors, flyers, publicidade de rua e festas temáticas de bebidas). O consumo de álcool foi avaliado por meio de nove perguntas (iniciação ao consumo, frequência recente, tipologia de bebidas consumidas, razão pela intensão do consumo, quantidade ingerida e grupos de referência). O instrumento de colheita de dados utilizado foi o questionário baseado em vários autores e adaptado pelo investigador a esta realidade, estes foram analisados com o auxílio do programa estatístico SPSS de investigação quantitativa e qualitativa. Após o tratamento estatístico e análise dos resultados obtidos, podemos concluir que, o sexo, se relaciona com o grau de envolvimento com o álcool dos jovens; que os jovens do 1º e 2º ano da licenciatura estão mais envolvidos que os restantes e que os jovens passam mais tempo na internet, do que qualquer outro meio de comunicação. Nesta sequência, considera-se que a utilização de estratégias na comunicação por parte das marcas de bebidas alcoólicas, não são as mais eficazes.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gaspar, Fernando C.; Pinho, Luis Fé de
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
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