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Pontos críticos na caracterização físico-química das escorrências de estrada

Author(s): Figueiredo, Elsa Maria Matos de

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/1094

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Subject(s): Águas de escorrência de estradas; Amostragem; Caracterização e controlo analítico; Sólidos suspensos totais


Description

Resumo As Águas de Escorrência de Estrada (AEE) são fonte comprovada de poluição difusa. O processo de produção deste efluente apresenta, face a outros tipos de efluentes mais comummente caracterizados, algumas especificidades que dificultam a caracterização e consequente monitorização destas águas. Essas dificuldades decorrem, principalmente, da elevada variabilidade da qualidade das AEE ao longo de cada e entre eventos de precipitação, bem como, da elevada diluição dos poluentes em grandes volumes de água. Para uma adequada caracterização físico-química das AEE importa desenvolver e adaptar metodologias de amostragem, conservação, transporte, armazenamento, análise laboratorial e tratamento de resultados que garantam, no final dos referidos processos, resultados representativos das cargas poluentes e das concentrações dos vários poluentes presentes nestes efluentes. Neste trabalho são apresentadas as metodologias disponíveis e normalmente utilizadas para a caracterização físico-química de AAE, sempre na perspetiva de expor as vantagens e desvantagens das mesmas, face à representatividade dos resultados. É feita uma descrição teórica, baseada na bibliografia da matéria, sobre a adequação das várias metodologias de caracterização das AEE. Com base nessa descrição são identificadas, num caso real de caracterização físico-química de AAE, as situações suscetíveis de introduzir erro ou de alguma forma afetar a representatividade nos resultados finais da caracterização efetuada. A metodologia de amostragem utilizada, no caso em estudo, trata de amostragem por equipamento automático de amostras discretas em tempo e volume constantes. Identificadas as várias situações críticas na caracterização de AEE realizada no caso em estudo e atendendo à viabilidade e pertinência do estudo das mesmas, optou-se por avaliar a influência da posição do filtro de sucção do amostrador automático, no meio a amostrar, sobre o parâmetro Sólidos Suspensos Totais (SST). A pertinência do estudo desta situação prende-se com a importância deste parâmetro na caracterização das AEE bem como da sua inter-relação com outros parâmetros. A principal conclusão do estudo mostra que a posição do filtro de sucção na amostragem, quando na base da conduta, promove a inflação do parâmetro SST. Abstract Highway Runoff (HR) represents a proved source of diffuse pollution. The effluent producing process have some specificities in comparison with other types of wastewater most commonly characterized. There are some difficulties in characterize and monitoring HR, mainly because of their high variability in quality throughout each and between precipitation events, as well as the high dilution of pollutants in large volumes of water. In order to make an adequate physicochemical characterization of HR it´s important to develop and adapt methodologies for sampling, preservation, transportation, storage, laboratory analysis and results treatment to ensure, at the end of those procedures, representativeness of loads and concentrations results for various pollutants in these effluents. In this work we describe and discuss the methodologies available and commonly used for the physicochemical characterization of HR, their advantages and disadvantages in terms of representativeness the results. A theoretical description is made, based on the literature of the subject, about the appropriateness of various methodologies of HR characterization. Based on this description we identified, in a real case of HR physicochemical characterization, several situations that could introduce error or otherwise affect the representativeness of the final results. In this case study we used an automatic sampling equipment of grab samples in time and constant volume. We also identified several critical situations in the HR characterization that potentially affects the feasibility and desirability of the results. This evaluation suggested the auto sampler suction strainer position as a critical point of the sampling process. For this reason we evaluated the influence of this fator in the Total Suspended Solids (SST) values. The relevance of this study relates to the importance of this parameter in HR characterization as well as their interrelationship with other parameters. The results of this work shows that the position of the suction filter affects the SST parameter, increasing those values when it is located in the base of conduct.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Antunes, Pedro Baila; Figueirinha, Artur Manuel Machado
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
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