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Implementação de uma escola de pais: preparação para a parentalidade

Author(s): Lopes, Joana Carvalho

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/1491

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Subject(s): Competência parental; Enfermagem de cuidados primários; Enfermagem pediátrica; Pais; Papel do enfermeiro; Referência e consulta; Competency; Nurse's role; Parenthood; Parents; Pediatric nursing; Primary care nursing; Referral and consultation


Description

A parentalidade desenvolve-se com a intervenção de ingredientes vários e complexos. Alguns deles são coletivos e mudam com o tempo, outros são históricos, jurídicos, sociais e culturais. Outros são mais íntimos, privados, conscientes ou inconscientes, pertencem a cada um dos dois progenitores enquanto pessoas e enquanto futuros pais, ao casal, à própria história de cada um, à família. Resta uma outra série de fatores que pertencem à própria criança que transformam os seus progenitores em pais. O contributo por parte do Enfermeiro Especialista da Criança e do Jovem numa consulta diferenciada, que designámos de Escola de Pais, parece-nos fundamental para uma aquisição de competências parentais mais fundamentada e consistente. Neste sentido foi realizado um estudo de natureza qualitativa do tipo exploratório-descritivo,delineando a seguinte questão de investigação e que se constituiu como orientadora da nossa pesquisa: “Qual a perceção dos profissionais de saúde sobre o trabalho desenvolvido na área da preparação para a parentalidade”. Acreditamos que o conhecimento dos significados atribuídos pelos profissionais de saúde inquiridos sobre a sua experiência nesta área, contribuirão para uma melhor implementação de uma consulta de preparação dos pais para a parentalidade. Os resultados obtidos permitiram verificar que os profissionais se sentem motivados e preparados para actuar em multidiscipllinaridade nesta consulta; que o trabalho desenvolvido tem-se revelado uma mais-valia para os pais que frequentam a consulta de preparação para a parentalidade e mostraram uma boa adesão por parte dos pais e família bem como ganhos em saúde para a criança. Palavras-chave: Competências Parentais; Cuidados de Saúde Primários Escola de Pais; Parentalidade. ABSTRACT Parenthood is built over complex ingredients. Some of them collective, changing as time passes by; others historical, legal, social and cultural. And others are more intimate, private, conscious or unconscious, and belong to each and every parent as individual and prospective parents, to the couple, to each one’s experience, to the family. Remains another set of factors that belong to the children that transform people into parents. The contribution of the Nurse Specialized in Children Health, in a differentiated medical, which we called the School for Parents, seems essential to acquire skills for a more rational and consisting parenthood. In order to come to a conclusion, it was carried out an exploratory-descriptive qualitative study, outlining as a main research guiding question: “What’s the perception of health professionals about the developed work in the area of preparation for parenthood.” We believe that being aware to the importance of the health professional’s experience and knowledge in this area will reveal advantages that will contribute to a better implementation of an identical medical. The results allowed us to verify the receptivity of health professionals towards the implementation of a medical preparation to parenthood, in primary health care, as a complement of the regular medical check-up. Furthermore, they revealed a significant accession from the parents and family as well as health gains for children. Palavras-chave: Parenthood Skills. Primary Health Care. School for Parents. Parenthood.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
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