Author(s): Barbosa, Isabel ; Antunes, Paula ; Moreira, António
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/3017
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Web 2.0; Redes sociais; Desenvolvimento profissional; Aprendizagem informal
Author(s): Barbosa, Isabel ; Antunes, Paula ; Moreira, António
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/3017
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Web 2.0; Redes sociais; Desenvolvimento profissional; Aprendizagem informal
A educação na sociedade do conhecimento é indissociável das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tanto como elemento mediador como potenciador das aprendizagens. A Web 2.0, entendida como web social, surge como uma ferramenta de potenciação do acesso à informação, facultando aos docentes a oportunidade de desenvolver os seus conhecimentos e competências, construindo situações inovadoras de educação no seu percurso profissional, apoiados em modelos de formação formal ou informal. Do conjunto de dois estudos complementares em curso resultará um trabalho sobre o papel das redes sociais, como contexto de aprendizagem informal, nas vertentes da construção de competências TIC e do desenvolvimento profissional de professores do ensino não superior. É também objectivo desta investigação conjunta implementar uma rede social onde se procurará criar uma base sustentada de formação profissional informal de professores que englobe os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.