Author(s): Machado, Fernando Luís ; Costa, António Firmino da ; Mauritti, Rosário ; Martins, Susana da Cruz ; Casanova, José Luís ; Almeida, João Ferreira de
Date: 2003
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/5013
Origin: Repositório ISCTE
Author(s): Machado, Fernando Luís ; Costa, António Firmino da ; Mauritti, Rosário ; Martins, Susana da Cruz ; Casanova, José Luís ; Almeida, João Ferreira de
Date: 2003
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/5013
Origin: Repositório ISCTE
A importância da dimensão escolar/educacional na constituição das sociedades actuais e, mais especificamente, na configuração das desigualdades sociais contemporâneas, tem sido um dos principais objectos de interesse da sociologia. Situando-se no quadro desta problemática, o presente artigo analisa, com base nos resultados de um inquérito recente a uma amostra representativa dos estudantes universitários portugueses, as probabilidades desiguais de acesso a esse nível de ensino. A investigação é orientada por um conjunto de propostas teóricas e operatórias para a análise sociológica das classes sociais. São analisadas as relações entre classe de origem e sexo, área de estudos, ensino público/privado e orientações de vida dos estudantes. Estas análises são, por fim, confrontadas com a situação educativa portuguesa no âmbito da União Europeia.