Author(s): Costa, António Firmino da ; Machado, Fernando Luís ; Benavente, Ana
Date: 1990
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/5878
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Investigação-ação; Métodos de pesquisa social; Escola primária
Author(s): Costa, António Firmino da ; Machado, Fernando Luís ; Benavente, Ana
Date: 1990
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/5878
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Investigação-ação; Métodos de pesquisa social; Escola primária
A investigação-ação pode ser entendida como uma estratégia de animação institucional e pedagógica, uma estratégia de formação e transformação. Qual o seu interesse no conhecimento da complexidade da realidade social e educativa? Que produção de conhecimento permite esta metodologia de pesquisa? Que exigências e dificuldades teóricas, que obstáculos institucionais e interpessoais suscita? Com base no trabalho realizado num projeto centrado em escolas primárias de meio popular urbano (Projeto ECO I), este texto equaciona e ilustra algumas das interrogações que levanta a investigação-ação como metodologia de pesquisa fundamental de terreno.