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A globalização do turismo e a competitividade dos destinos turísticos

Author(s): Barbacena, Hugo Alexandre Pereira

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/6270

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Turismo; Globalização; Competitividade; Destino; Tourism; Globalization; Competitiveness; Destination


Description

O turismo é um sector de atividade que tem ostentado elevadas taxas de crescimento nas últimas décadas, apesar dos recentes acontecimentos. Apesar do conjunto de obstáculos enfrentados nos anos de 2008 e 2009, caracterizados sobretudo pela crise económica global, preços do petróleo muito voláteis, perturbações climáticas, incidentes de segurança e pandemias, o sector testemunha uma recuperação gradual liderada pelos principais mercados emergentes. Paralelamente assistiu-se, ao longo dos últimos anos, a um alargamento gradual dos destinos turísticos considerados importantes, consequência do empenho de muitos países e regiões que apostaram forte na atração de turistas. O crescente desenvolvimento da indústria passará pelo aumento da globalização, assim como da competitividade dos destinos turísticos. Na presente dissertação procura-se compreender o impacto do turismo no mundo, as suas alterações nos últimos quinze anos, representando um maior ou menor grau de globalização, e quais os principais fatores que tornam um destino mais competitivo. Para tal, foram utilizados dados provenientes sobretudo da Organização Mundial do Turismo (OMT) e do Travel and Tourism Competitiveness Report 2011. A criação de um indicador que agrega um conjunto de quatro dimensões importantes para o turismo (existência, distância, equilíbrio e volume), permitiu concluir que o grau de globalização do turismo está a aumentar, ainda que a ritmos de crescimento tendencialmente mais pequenos. No que concerne à competitividade concluiu-se sobretudo que existem quatro áreas cruciais: o ambiente em que o turismo está inserido, a rede de infraestruturas de transporte e de hospitalidade, a competitividade dos preços e o combinado de vantagens comparativas refletidas pela natureza e cultura do destino.

Tourism is a sector of activity with some of the highest growth rates in recent decades, despite recent events. Regardless of the number of obstacles faced in 2008 and 2009, characterized mainly by the global economic crisis, very volatile oil prices, climatic disturbances, security incidents, and pandemics, the sector is now witnessing a gradual recovery led by the key emerging markets. In parallel there has, over recent years, a gradual extension of the tourist destinations considered important, consequence of the commitment of many countries and regions who bet strong in attracting tourists. The growing development of the industry will increase by globalization, as well as the competitiveness of tourist destinations. In this dissertation we seek to understand the impact of tourism in the world, its changes over the last fifteen years, which could represent a greater or lesser degree of globalization, and what are the main factors that make a destination more competitive. To this end, we used especially databases from the World Tourism Organization (WTO) and the Travel and Tourism Competitiveness Report 2011. The creation of an index that aggregates a set of four important dimensions for tourism (the availability, distance, balance and volume), concluded that the degree of globalization of tourism is increasing, although the growth rates tend to be smaller. Regarding the competitiveness we concluded above that there are four crucial areas: the environment in which tourism is inserted, the network of transport infrastructure and hospitality, competitive prices and combined comparative advantages reflected by the nature and culture of the destination.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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