Document details

IL-HUMASS – Instrumento de Avaliação de Competências em Literacia da Informação: Um estudo de adaptação à população portuguesa (Parte I)

Author(s): Lopes, Carlos ; Pinto, Maria

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/200

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): IL-HUMASS; Literacia da informação; Information literacy


Description

O questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado para ser aplicado à população de estudantes, professores e bibliotecários dos diversos níveis na área das ciências sociais e humanidades nas universidades espanholas e portuguesas. O método de estudo de caso, as opiniões de especialistas e a revisão da literatura foram utilizados para conceber a versão inicial que foi refinada através de focus group a estudantes, entrevistas aos bibliotecários e relatórios académicos. A versão final contendo 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa da informação, avaliação, tratamento e comunicação e difusão) e em três dimensões de autoavaliação (motivação, auto-eficácia e fonte favorita de aprendizagem). A natureza de auto-resposta do questionário IL-HUMASS envolve uma aproximação à auto-avaliação que foi até agora raramente proposta e de forma limitada. Promove uma melhor compreensão dos diferentes grupos de utilizadores através de uma análise mista que inclui duas dimensões quantitativas (motivação e auto-eficácia) e uma dimensão qualitativa (a fonte favorita de aprendizagem). *****ABSTRACT***** The IL-HUMASS survey on information literacy has been designed, based on and aimed to be applied to a population of students, teachers and librarians holding various degrees in social sciences and humanities at Spanish and Portuguese universities. The case-study method, experts’ opinions, and a literature review were used to prepare an initial version that was refined through student focus groups, interviews with librarians, and academics’ reports. A final version contained 26 items grouped into four categories (information search, assessment, processing and communication/dissemination) and three self-reporting dimensions (motivation, self-efficacy and favourite source of learning). The self-reporting nature of the ILHUMASS survey involves a self-assessment approach that has until now been proposed rarely and only in a limited way. This will enable a better understanding of user groups through a mixed analysis including two quantitative dimensions (motivation and self-efficacy) and one qualitative dimension (the preferred source of learning).

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório do ISPA
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