Document details

A percepção dos alunos face ao seu envolvimento face a comportamentos de bullying, e o seu autoconceito e auto-estima

Author(s): Fernandes, Ricardo Nuno

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/2338

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Bullying; Autoconceito; Autoestima; Bullying; Self-concept; Self-esteem


Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Educacional

É uma preocupação constante os problemas da violência nas escolas, sendo difundidas pelos mais diversos meios de comunicação. O fenómeno do bullying e sua complexidade é cada vez mais relevante nas investigações e prática educativa pelos problemas que acarreta aos alunos a nível académico e social. A investigação tem vindo a dar enfâse à relação deste fenómeno com o autoconceito e autoestima, segundo os quais determinantes para a prevenção/intervenção do fenómeno. Este estudo teve uma amostra de 99 participantes do 6°, 7º e 8º ano de escolaridade de duas escolas do distrito de Lisboa, que responderam a dois questionários: Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar e Escala do Autoconceito para Adolescentes. Deste modo, tivemos por objectivo verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas dos vários domínios do autoconceito e da autoestima global relativamente aos diferentes intervenientes de bullying. Concluímos diferenças estatisticamente significativas nas dimensões de aceitação social (entre agressores M= 3.45 e vítimas M = 2,76) amizades íntimas (entre não envolvidos M = 3,31 e vítimas M = 2,59) e atração romântica (entre agressores M = 3,00 e vítima M = 2,15). ------ ABSTRACT ------- Violence in schools is constant issue of concern and is becoming a social media phenomenon. Research on bullying and its complexity is crucial due to the social and academic problems associated and the students affected by it. Research on this issue gives emphasis on self-concept and self-esteem, both of these are considered key to prevention/intervention regarding bullying. The present study was carried with a sample of 99 participants from the 6th, 7th and 8th grade; all participants are from the Lisbon District and have answered to two polls: Poll on Social Exclusion and Violence in School and the Pool on Self-Concept for Teens. I intend to verify if there signifícant statistical differences regarding the diffcrent areas of self-concept, and global selfe-esteem regarding those affected by bullying. I conclude that there are signifícant statistical differences regarding social acceptance (between aggressors M = 3,45 and victims M = 2,67), intimate friendship (between non-participants M = 3,31 and victims M = 2,59) and romantic attraction (between aggressors M = 3,00 and victims M = 2,15).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Morgado, José
Contributor(s) Repositório do ISPA
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo