Document details

A importância do suporte e do feedback do professor na regulação da aprendizagem

Author(s): Gomes, Joana Madureira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/2713

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Psicologia educacional; Regulação para a aprendizagem; Motivação; Suporte do professor; Feedback; Educational psychology; Learning regulation; Motivation; Teacher support


Description

Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

A presente investigação pretende estudar como o suporte do professor e as estratégias de feedback por ele utilizadas, interferem na regulação das aprendizagens dos alunos. Neste âmbito, tem como principal objetivo verificar se existe uma relação entre a percepção que os alunos têm do suporte e das estratégias de feedback utilizadas pelo seu professor na regulação da sua aprendizagem. Assim, foi desenvolvida uma investigação quantitativa de carácter comparativo, que contou com a participação de 90 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, a frequentar o 4º ano de escolaridade em diferentes escolas da região de Lisboa. Para se avaliar a percepção dos alunos relativamente ao suporte do professor, e às estratégias de feedback dadas pelo mesmo no contexto de sala de aula, assim como a regulação da aprendizagem, foram utilizados três questionários distintos, nomeadamente o questionário “Porque é que eu faço as coisas?” que permitiu avaliar a regulação académica dos alunos, “Na sala de aula I” que permitiu avaliar a percepção que os alunos têm do suporte do professor. E por fim, o questionário “Na sala de aula II” que permitiu avaliar a percepção que os alunos têm das estratégias de feedback utilizadas pelo professor. Os resultados permitiram constatar que a percepção de suporte do professor está relacionada com a regulação das aprendizagens dos alunos. Desta forma, os dados evidenciaram diferenças significativas ao nível da regulação para a aprendizagem em função dos níveis de suporte do professor, verificando-se que o grupo de alunos que revelou valores mais elevados de percepção de suporte, apresentou valores mais elevados de regulação intrínseca, comparativamente com o grupo que apresentou valores mais baixos de percepção de suporte do professor. Adicionalmente, os resultados forneceram alguma evidência de que o feedback está relacionado com o suporte do professor, pois, verificou-se, para alguns itens do questionário “Na sala de aula II”, que os alunos que apresentavam uma percepção de suporte do professor mais elevada consideravam que o mesmo, utilizava estratégias de feedback mais eficazes no contexto de sala de aula.

ABSTRACT: This research aims to study how the teacher support and the feedback strategies, used by the teacher, interfere in students learning regulation. In this context, the main objective is to verify if there is a relationship between the percepcion that the students have of the support and feedback strategies used by their teacher in learning regulation. Thus, we developed a quantitative investigation of comparative nature, which was attended by 90 students, of both sexes, aged between 9 and 11 years, attending the 4th grade in different schools in the Lisbon region. To evaluate the students' perception regarding the teacher support and the feedback strategies given in the context of the classroom, as well as the learning regulation, we used three separated and different questionnaire, namely the questionnaire "Why do I do things? " that permitted to evaluate the students' learning regulation; "In the classroom 1" that made possible to evaluate the perception that students have of the teacher support. Finally, the questionnaire "In classroom 2" that evaluates the perception that students have of the feedback strategies used by the teacher. The results show that the perception of teacher support is related to the students learning regulation. Thus, the data showed significant differences in learning regulation according to teacher support. The group of students who perceived a high teacher support, showed higher values of intrinsic regulation, compared to the group with the lowest values of percepcion teacher support. Additionally, the results provided some evidence that the feedback is related to the teacher support, it was found in some items of the questionnaire, namely “In the classroom 2”, that students who had a higher perception of the teacher support, believed that this teacher used feedback strategies more effective in the classroom context.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Monteiro, Vera
Contributor(s) Repositório do ISPA
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents