Document details

Autoconceito académico e auto-estima em alunos com insucesso escolar

Author(s): Pereira, Estevão Manuel Machado

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/3708

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Autoconceito académico; Auto-estima; Insucesso escolar; Academic self-concept; Self-esteem; School failure


Description

Desde os anos cinquenta que se sucedem estudos para relacionar o autoconceito académico e a auto-estima com os resultados escolares. Sabe-se hoje, que uma criança quando entra para a escola, começa a formar o seu autoconceito baseada nos seus resultados escolares, com a sua evolução, atinge uma fase em que é o autoconceito por si formado que influencia os resultados que obtém (Rodrigues, 1994 citado por Simão 2005). Segundo Peixoto (2004) são vários os estudos que demonstram a inexistência de uma relação directa entre a auto-estima e insucesso escolar, por outro lado comprovam que os resultados escolares ((in)sucesso escolar) pode afectar o autoconceito. O objectivo deste estudo é verificar se o autoconceito académico e a auto-estima são menores em alunos com insucesso escolar do que em alunos com sucesso escolar. A amostra é constituída por 77 participantes, de 3 escolas diferentes, seleccionados segundo dois critérios: terem idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos inclusive; e terem insucesso escolar, que neste trabalho estipulou-se que seriam alunos com 2 ou mais repetências de ano de escolaridade. Utilizou-se a escala de autoconceito e auto-estima (Peixoto & Almeida, 1999) (anexo1), e procedeu-se ao tratamento estatístico dos dados através do SPSS. Pretendeu-se verificar se existiam diferenças significativas, através do teste t-student, entre os dois grupos (sucesso e insucesso) para as variáveis: autoconceito académico, auto-estima, autoconceito social, e a importância do desempenho escolar. Por fim, concluímos que existem diferenças significativas entre os dois grupos, os alunos com insucesso possuem níveis mais baixos em todas as dimensões comparadas, o que nos leva a responder afirmativamente à questão-problema do nosso estudo.

ABSTRACT: Since the 50’s, several studies have been done to relate academic self-concept and self-esteem with school results. It is known today, that when a child enters school, starts to form her self-concept based on her school results. With her development, she reaches a stage where her formed self-concept is the factor that influences the results she achieves. According to Peixoto (2004), several studies show the inexistence of a direct relation between self-esteem and school failure. On the other hand, those same studies prove that school results may affect self-concept. This study’s purpose is to verify if academic self-concept and self-esteem are smaller in students with school failure than in pupils with academic achievement. The sample consists in 77 participants, from three different schools, that were selected according to two criteria: being aged between 13 and 15 years old (including) and having school failure, which, for this study, was defined as two or more years of grade repetition. A selfconcept and self-esteem scale (Peixoto & Almeida, 1999) was used and the statistical treatment of data was done through SPSS. The aim was to verify if, through the t-student test, there were significant differences, for the chosen variables (academic selfconcept, self-esteem, social selfconcept and the importance of school performance), between the two groups (achievement and failure). In the end, we’ve concluded that there are significant differences between both groups, as students suffering from school failure have lower levels in all compared dimensions. That takes us to affirmatively answer our study’s main question. Key-words: academic self-concept, self-esteem, school failure.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Morgado, José
Contributor(s) Repositório do ISPA
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents