Author(s): Amaral , Ana
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/3717
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Abuso sexual de menores; O desenho; Sexual abuse; The drawing
Author(s): Amaral , Ana
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/3717
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Abuso sexual de menores; O desenho; Sexual abuse; The drawing
O abuso sexual de menores é um fenómeno social cada vez mais generalizado num número cada vez maior de crianças, cada vez de mais jovens. O impacto directo do trauma, a sua influência sobre o desenvolvimento psicoafectivo da criança e as estratégias de adaptação utilizadas são áreas nas quais se fazem sentir as consequências dos abusos. O presente trabalho tem como objectivo primacial abordar a temática do abuso sexual de menores e verificar as suas manifestações no desenho. Foi também considerado pertinente uma abordagem conceptual mais aprofundada sobre este tema, sua definição, que características estão mais presentes, que envolvem este tipo de situações. O instrumento de avaliação psicológica eleito, foi pois, o desenho dada a sua já comprovada fecundidade na recolha de informação, e na sua vertente de cariz terapêutica, revelando-se este catártico para a criança, e facilitando a acessibilidade do conflito para o psicólogo.
ABSTRACT: Child sexual abuse is a wide spread social phenomenon in an increasing number of children in younger and younger age ranges. The direct impact of the sexual abuse, its influence on the psycho-affective development of the child and the adjustment strategies used are areas in which the consequences of the trauma are noticeable. The fundamental goal of this work is to discuss the subject of childhood sexual abused through the analysis of the victim’s drawing. It was also considered relevant a more conceptual and profound approach to this theme, its definition, and which characteristics are most present and surround these situations. The psychological evaluation instrument chosen was the drawing due to its proven ability to produce information and since in its therapeutic perspective the drawing can provide a great deal of relief to the child and in this way help the psychologist identify the conflict. Key-Words: