Author(s):
Cachapa, Nelson Manuel Florêncio
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/3789
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Aprendizagem formal; Aprendizagem informal; Estilos de aprendizagem; Estados de humor; Desempenho; Formal learning; Informal learning; Learning styles; Mood states; Performance
Description
Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
RESUMO: A presente investigação apresenta evidências empíricas relativamente à relação entre a Aprendizagem Formal e Informal, os Estados de Humor e o Desempenho dos sujeitos. É também analisada relação entre os Estilos de Aprendizagem e o Desempenho nos participantes. Deste modo, foram criadas as seguintes hipóteses: O tipo de aprendizagem aplicado tem influência nos estados de humor dos indivíduos, o tipo de aprendizagem aplicado tem influência no desempenho individual dos participantes e ainda foi testado se os estilos de aprendizagem influenciam o desempenho individual dos participantes. Na realização desta investigação, foi recolhida uma amostra de 30 sujeitos, 10 por cada grupo, onde foi realizado um estudo de cariz experimental. Os resultados demonstram que o tipo de aprendizagem aplicado a cada grupo, não teve influencia, tanto nos estados de humor dos participantes, bem como no desempenho dos mesmos. Não foi também possível comprovar a existência de influência dos estilos de aprendizagem no desempenho dos participantes. Por último, as implicações teóricas e práticas são, igualmente discutidas.
ABSTRACT: This investigation presents empirical evidence on the relationships between the Formal and Informal Learning, Mood States and the Performance of subjects. It is also examined the relationship between Learning Styles and Performance in the participants. Thus, were created the following hypotheses: The type of applied learning has influence on moods of individuals, the type of applied learning influences the performance of individual participants and it was also tested if the learning styles influence the individual performance of participants. In conducting this research, it was collected a sample of 30 subjects, 10 per group, in which it was conducted an experimental study. The results demonstrate that the type of learning applied to each group, had no influence in both mood states of participants as well as the performance thereof. It was also not possible to prove the existence of influence of learning styles on participant’s performance. Finally, the theoretical and practical implications are also discussed.