Document details

Envolvimento parental: Actividades de cuidados e socialização

Author(s): Costa, Inês Andrade de Moura Pessoa e

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/3796

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Envolvimento parental; Tipo de actividades; Factores associados aos envolvimento; Parental involvement; Activities types; Factors of involvement


Description

Este estudo analisou o envolvimento parental de mães e pais de 138 famílias portuguesas, tendo em conta as características dos pais, da criança e do contexto/ suporte social. Utilizando a “Escala de Envolvimento Parental: Actividades de Cuidados e de Socialização” (Monteiro, Veríssimo & Pessoa e Costa, 2008), procurámos analisar a percepção dos pais sobre como dividem as tarefas relacionadas com as crianças. Constatámos que os pais ainda atribuem a maior parte das actividades de prestação de cuidados — directos e indirectos — às mães, mas que partilham de forma igualitária as actividades de socialização, sobretudo as de lazer no exterior. Verificámos ainda que o envolvimento paterno se encontra associado a variáveis como a sua idade e habilitações literárias, o género da criança e a posição que assume na fratria ou, ainda, o número de horas que a mãe passa no emprego. Numa segunda fase foi pedido às mães que preenchessem a mesma escala, mas de acordo com a forma como gostariam que as tarefas fossem partilhadas idealmente. Concluímos que as mães gostariam que tanto as actividades de cuidados, como as de socialização — com excepção da dimensão do lazer no exterior — fossem mais co-partilhadas.

ABSTRACT: This study examined parental involvement in 138 Portuguese families, analyzing parents, child, and social context/ support variables. Using the “Escala de Envolvimento Parental: Actividades de Cuidados e de Socialização” (Monteiro, Veríssimo, & Pessoa e Costa, 2008), it was verified that caregiving activities — direct and indirect — are still performed almost always by the mothers, and socialization activities are shared in an egalitarian way. The parents’ age and level of education; the child gender, and the first born child; and mothers’ work hours are related to father involvement. Mothers would like to see both caregiving and social activities shared between both parents — except the playing outdoor ones. Results are discussed within the involvement literature.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Monteiro, Lígia Maria Santos
Contributor(s) Repositório do ISPA
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents