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Motivação para a língua portuguesa e sua relação com o Género, Ano de escolaridade, Sucesso e Clima de sala de aula, em alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade.

Author(s): Contente, Ana Rita Guerreiro

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/3888

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Motivação; Desempenho; Clima de sala de aula; Motivation; Mathematic; Classroom context


Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

No presente estudo tivemos como objectivos analisar as relações entre a motivação para a Língua Portuguesa, o género, ano de escolaridade, desempenho e a percepção do clima de sala de aula. Participaram neste trabalho 233 alunos que frequentavam o 6º e o 9º ano de escolaridade. Para avaliar a motivação para a Língua Portuguesa foi utilizada a escala “Eu e a Língua Portuguesa” e para avaliar a percepção de clima de sala de aula a escala “Na sala de Língua Portuguesa”. Os resultados obtidos revelaram a existência de uma relação significativa da variável género apenas para a dimensão Pressão, sendo que os alunos do género masculino sentem mais pressão na disciplina, ao nível do ano de escolaridade. Verificou-se também que existe um declínio dos níveis motivacionais com o aumento do ano de escolaridade. Quanto ao desempenho verificámos que, os alunos com repetências apresentaram níveis de motivação mais baixos, do que os alunos sem repetências. Relativamente á percepção do clima de sala de aula, verificou-se que, quanto mais positiva era a percepção do clima de sala de aula em Língua Portuguesa, mais elevados eram os níveis de motivação e vice-versa.

ABSTRACT: The objective of this study was analyse the relationship between the motivation for mathematics, gender, school’s year, performance and classroom context in students in secondary education. This study was developed with 297 participants who (58) year of school. From those, 140 belong to male gender and 157 to feminine gender. The Scale “Me and Mathematics” was utilized to analyse the motivational levels and the Scale “In the Mathematic Classroom” was utilized to evaluate the perception of students about classroom context. All hypothesis used in this study were statistical verified. The results show for differences between gender and motivation to mathematics, with males showing higher values than females in the motivation for mathematics. It was also noted that students with better performance in mathematics had higher motivational levels. We also verified the there is a positive and strong correlation between the motivation mathematics and the support given by the teacher to the students as well as a strong and positive correlation between motivation and the attitudes in relation to mathematics.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Monteiro, Vera
Contributor(s) Repositório do ISPA
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