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Estudo da relação entre o compromisso organizacional e a cooperação de equipa em professores

Author(s): Oliveira, Lourdes de

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/3901

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Compromisso organizacional; Cooperação; Professores; Organizational commitment; Cooperation; Teachers


Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

O presente estudo pretende averiguar a conjuntura de o compromisso organizacional, potencialmente, se relacionar com a cooperação de equipas, de trabalho, em contexto organizacional A amostra utilizada foi constituída por setenta professores, de ambos os sexos (61,4% feminino e 38,6% masculino). O questionário utilizado foi constituído por três elementos: a caracterização sócio-demográfica, a Escala de Compromisso Organizacional de Meyer & Allen (1997), na sua versão traduzida e adaptada por Cesário, Ribeiro e Soares (2011), e a versão portuguesa do Questionário de Cooperação Desportiva (QCD) de Almeida e colaboradores (no prelo), adaptada para contexto organizacional (Oliveira, M., 2010). Através dos resultados obtidos, é possível concluir que as hipóteses propostas se infirmam, sendo que não se verificou evidências estatisticamente significativas da relação entre as duas variáveis em estudo.

ABSTRACT: This study explores the relation between commitment and team cooperation, applied to an organizational context. This research \ conducted on a group of seventy teachers, both male and female (61,4% female and 38,6% male). It was applied a questionnaire formed by three elements: social-demographic characterization, the Organizational Commitment Scale by Meyer & Allen (1997), translated and adapted by Cesário, Ribeiro e Soares (2011), and the Cuestionario de Cooperación Deportiva – CCD of Garcia-mas, Olmedilla, Morilla, Rivas, Quinteiro and Toro (2006), portuguese version, Sports Cooperation Questionnaire (QCD), by Almeida and partners (no prelo), adapted for the organizational context (Oliveira, M., 2010). After an evaluation of the results it is possible to conclude that the proposed hypothesis does not confirm, since there were no significant statistic evidence of the relation between the two variables in study.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de
Contributor(s) Repositório do ISPA
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